Sexta, 03 de Julho de 2020 14:13
75 99157-0203
Saúde Alimentação

O QUE AJUDA NA IMUNIDADE DIANTE DO CORONAVIRUS

O QUE PODEMOS FAZER NA NUTRIÇÃO?

17/03/2020 07h59 Atualizada há 4 meses
Por: Redação
O QUE AJUDA NA IMUNIDADE DIANTE DO CORONAVIRUS

O nosso sistema imunológico tem por função principal manter o equilíbrio do organismo, combatendo as agressões em geral. Trata-se de uma barreira formada por milhões de células de diferentes tipos e com diversas funções. Entre elas, estão os anticorpos, organismos responsáveis por eliminar a ameaça causada por invasores externos como vírus, bactérias, protozoários, fungos e até agentes químicos, como venenos. Quando alguma parte desse sistema começa a falhar, os anticorpos não são mais produzidos na quantidade certa ou se tornam incapazes de nos proteger corretamente. Por isso, o corpo fica vulnerável a uma série de doenças.

 

Atualmente, com a pandemia do Coronavirus, o objetivo não é só manter o sistema imunológico eficaz, mas manter PRINCIPALMENTE algumas ações como forma de prevenção do vírus:

*Lavar as mãos com água e sabão e em seguida utilizar o álcool em gel.

*Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

*Evitar aglomerações, se estiver doente.

*Manter os ambientes bem ventilados.

 

Gabriella Behrmann, nutricionista e bióloga, que atende pacientes com doenças relacionadas ao sistema imunológico, relata que “Uma abordagem nutricional adequada, ajuda a fortalecer seu sistema imunológico sem suprimi-lo, de forma integrativa. E isso não se resume a sucos detox, shots, ingestão de vitamina C e uso de suplementos; é uma abordagem muito mais ampla e individualizada. É importante destacar que, um alimento ou vitamina de forma isolada não é capaz de melhorar a sua imunidade a ponto de barrar o coronavírus, entretanto, alguns nutrientes podem dar suporte à nossa imunidade.”

 

Um estudo recente, publicado em fevereiro deste ano, na Revista Elsevier, “Nutraceuticals Have Potential for Boosting the Type 1 Interferon Response to RNA Viruses including Influenza and Coronavirus”, relata sobre o uso de nutracêuticos, que são compostos presentes nos alimentos que desempenham funções importantes no organismo, diante do coronavírus. O estudo ressalta que nutracêuticos anti-inflamatórios e antioxidantes podem reprimir a reação inflamatória excessiva dentro de células pulmonares atacadas por infecções virais. A avaliação cuidadosa da pesquisa pode revelar fitoquímicos que podem influenciar a patogenicidade dos vírus ao abordar novos alvos.

 

A nutricionista destaca algumas dicas que podem ser adotadas em relação a Nutrição, não só durante esse período do Coronavírus, mas como uma rotina alimentar mais saudável:

* Os alimentos ricos em vitamina C, estimulam a produção de células de defesa (glóbulos brancos) e por conta disso, são fundamentais para a resposta imune, o que aumenta a resistência a infecções, especialmente as respiratórias: kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve e salsa.

* Alimentos com uma coloração em tons avermelhados são ricos em flavonoides, que ajudam a melhorar a função imunológica, por atuarem na resposta dos anticorpos: morango, uva, beterraba e tomate.

* Alimentos com ação anti-inflamatória, antioxidante e detoxificante: gengibre, salsa, cebola, mamão, laranja, brócolis, coentro, abacaxi, alecrim, cravo-da-índia e manjericão.

* Quanto mais colorido o prato, melhor. Isso indica o consumo de uma grande variedade de frutas, verduras e legumes e consequentemente, uma ingestão de minerais e vitaminas diversificados.

* Beba água! Nosso sistema imunológico é protegido por conta de regiões do corpo bem hidratadas.

* Durma bem. O nosso corpo precisa de repouso.

*Evite alimentos inflamatórios que prejudicam a imunidade, como doces, carboidratos refinados, refrigerantes, frituras e salgadinhos.

 

“O grande segredo é o conjunto entre uma alimentação e hábitos saudáveis”, acrescenta Gabriella.

 

*Gabriella Behrmann é nutricionista, bióloga, especialista em Gestão em Saúde, atende pacientes com foco em tratamento e prevenção do câncer e de doenças autoimunes, na cidade de Feira de Santana-BA.

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 13h54 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 27°

27° Sensação
13.4 km/h Vento
50.2% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol e Chuva
Domingo (05/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias