Sábado, 30 de Maio de 2020 08:18
75 99157-0203
Educação Denuncia

Estudantes revoltados com plataforma da UNIFACS

Os estudantes correm o risco de perder o semestre por falta, ou mesmo perder a bolsa de estudos

28/03/2020 08h48 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Estudantes revoltados com plataforma da UNIFACS

Alunos da UNIFACS reclamam que estão sendo extremamente prejudicados com a nova modalidade de aulas online as "Webconferêcias" das aulas apresentam falhas de conexão que fazem com que as aulas sejam interrompidas a todo o momento, dificultando o entendimento e absorção do conteúdo.

 Além do grave problema na plataforma, no momento em que se optou por essa modalidade, mais uma vez, a Unifacs mostrou total descaso para com seus estudantes. Não foi pensado nas pessoas que não tem internet em suas casas, que não possuem computador ou que a internet não tem uma qualidade adequada para assistir "Webconferências", sendo que, a falta é computada caso a aula não seja assistida e o aprendizado comprometido, relata os alunos.

 Dessa forma, os estudantes correm o risco de perder o semestre por falta, ou mesmo perder a bolsa de estudos, como é o caso de muitos.

Mesmo a aula sendo gravada e os estudantes assistindo ou respondendo fórum para pegar presença, não foi pensado também, naqueles que sofrem de algum tipo de transtorno, déficit de atenção, depressão e ansiedade, que podem ter seus quadros agravados nesta situação.

 Segundo a Unifacs, essa medida foi tomada para que o cronograma não fosse atrasado, porém as mensalidades continuam sendo cobradas integralmente, muitos alunos pagam suas mensalidades através de estágios e empregos que por conta da pandemia do COVID-19 foram dispensados ou demitidos e estão sem condições de pagar o valor total.

 Ainda segundo um grupo de alunos que entrou em contato com a redação do Portal da Feira  diversos e-mails de questionamentos e reclamações dos alunos foram enviados à central de atendimento, porém não foram todos  respondidos, alguns deles tiveram respostas, mas sem nenhum esclarecimento lógico.

Os alunos sugerem que as aulas sejam suspensas, pois temem em serem prejudicados. A assessoria de comunicação da UNIFACS, enviou  nota sobre as reclamações:

 

NOTA:

 Comprometida com seu propósito e ciente do momento adverso e desafiador que todos estamos atravessando, a Universidade Salvador - UNIFACS não tem medido esforços para garantir o acesso de seus alunos a um ensino superior de qualidade. Por isso, diante das manifestações de estudantes acerca das aulas remotas, esclarece que:  

 

- disponibilizou a melhor plataforma de ensino remoto utilizada no mundo - a Blackboard, que pode ser acessada pelo computador, notebook, tablet ou celular. A plataforma permite atender todos os alunos presenciais com aulas remotas, mantendo toda a expertise da Rede Laureate;  

- todas as aulas ministradas na plataforma ficam disponíveis por uma semana e o aluno tem sua frequência garantida ao participar de um fórum para a verificação da aprendizagem do conteúdo disponibilizado, não havendo risco de perda de benefícios já adquiridos. Vale ressaltar que as aulas presenciais não foram substituídas por aulas online/EAD, já que o estudante interage com o professor e com a turma de forma síncrona, no mesmo dia e horário das aulas presenciais; 

- além do acesso às aulas, a universidade vem garantindo o funcionamento da Biblioteca Virtual, com acervo eletrônico de 25.000 e-books e mais de 100 base de dados com milhares de periódicos eletrônicos, além do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Núcleo de Estágio e Central de Atendimento ao Estudante;  

- antes realizados presencialmente, trancamentos ou cancelamentos foram temporariamente migrados para a modalidade on-line. O processo permite que o estudante realize o contato por e-mail, canal amplamente divulgado durante esse período;  

- a UNIFACS atua em linha com o que o Ministério da Educação, Ministério da Saúde e os demais órgãos competentes têm determinado sobre as restrições sociais impostas pela pandemia.  

 

A instituição reforça que as medidas adotadas visam garantir o acesso dos estudantes ao conteúdo programático do semestre, evitando, ao máximo, prejuízos com a postergação do calendário acadêmico. Além disso, conta com a dedicação de seus docentes, que não poupam esforços para garantir a mesma qualidade das aulas do ambiente físico no ambiente remoto.

 

7 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 08h13 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 26°

23° Sensação
12.3 km/h Vento
76.7% Umidade do ar
60% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol e Chuva
Segunda (01/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias