Quinta, 22 de Outubro de 2020 01:02
75 99157-0203
Brasil Comandante

Pandemia impõe novos rumos na busca pela representatividade Politica.

A primeira mulher a comandar um navio petroleiro no Brasil e primeira capitã brasileira

08/04/2020 09h54
Por: Redação Fonte: Diario D4 noticias
Pandemia impõe novos rumos na busca pela representatividade Politica.

A pandemia do covid-19 estabeleceu, já, cicatrizes indeléveis no espectro da humanidade. A economia agoniza frente a inevitabilidade do afastamento social. Fábricas demitem. Esperanças desconstroem-se. 

Desnorteados, governos, nas três esferas, improvisam medidas de proteção social, ante a uma turbulência política que parece não acabar e, entre vidas e urnas, parece escolher... eleição!

O que esperar dos novos e capítulos da política, obrigados que passamos a estar ao convívio com o inimigo invisível? 

Confinada, refém do medo, a população passou a ter mais tempo para refletir sobre tudo que tem, de fato, tido efetivo acesso por meio das chamadas políticas públicas.

Atordoada diante da infinita rede de comunicação, além da nebulosa guerra de poder, a grave crise humanitária expõe nervos e revela sequelas que poderão perdurar por décadas.

"A hora é de política séria, objetiva, com letra maiúscula", garante Eduardo Mufarrej, fundador do RenovaBR, pelo simples fato de que "vírus não respeita fronteiras nem liga para ideologias... só unidos sairemos dessa", ensina.

"Escassez de comida e de empregos somados com risco de vida e colapso na saúde pública são dinamite social poderosa", defende o escritor e historiador Leandro Karnal. De fato, impossível negar que os dilemas impostos àqueles que já estão no poder ou serão ungidos nas próximas eleições, só vão crescer, por causa da imprevisibilidade do que está por vir.

 

NOVAS CABEÇAS

 Em todo o país, vários partidos políticos debruçam-se, então, em alternativas de alinhamento com o novo cenário, ambiente este centrado num universo de portentosos, complexos e desafiadoras necessidades.

A profunda renovação que deve acontecer nas representações legislativas é tida como certa. 

Por outro lado, um eleitor muito mais "antenado" e exigente também deverá emergir em meio ao vendaval pandêmico, já que o acirramento do debate público em torno de temas como saúde, emprego, segurança e outros "fertilizaram" e mexeram com a cabeça do eleitor, antes indiferente aos temas coletivos.

Vem do Pará, um exemplo interessante dessa nova postura de alinhamento ao futuro. O Partido Trabalhista Cristão (PTC), está lançando candidatos em 57 municípios do Estado, priorizando nomes novos, nos mais distantes setores da sociedade e que nunca sequer imaginavam disputar uma eleição. 

"O eleitor está-se reinventando, está muito mais politizado e exigente. Decidimos ouvir o recado das ruas e apostar no novo, antes mesmo do coronavírus. Investimos na informação e estamos capacitando o nosso time para essa nova e desafiadora era", garante Guilherme Lessa, 46, presidente regional da legenda e candidato a prefeito de Belém. 

O BRASIL PRECISA DE COMANDO

Entre os nomes elencados pelo PTC para a disputa de vagas na Câmara Municipal de Belém, por exemplo, destaca-se Hildelene Lobato Baia, 46, ninguém menos que a primeira mulher a comandar um navio petroleiro no Brasil e primeira capitã brasileira apta a navegar por todos os mares do mundo. De família humilde, nascida no distrito de Icoaraci, periferia da capital paraense, comandante Hildelene, como é conhecida na Marinha Mercante, lembra que "todas as vezes que eu voltava pra casa não me conformava em ver que poucas coisas haviam mudado na minha cidade e na vida das pessoas; eu sempre tive claro que isso tudo passava pela falta de investimentos em políticas públicas, iniciativas de responsabilidade social e todo um emaranhado decisões que sempre acabam passando na política. A política é um mundo inteiramente novo pra mim, mas estou magnetizada com a possibilidade de poder ser útil a essas e outras pessoas", disse.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 00h43 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

20° Sensação
13.3 km/h Vento
87.9% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias