Segunda, 01 de Junho de 2020 00:24
75 99157-0203
Tecnologia Carros voadores

Carros voadores terão preço de veículos de luxo e poderão ficar na garagem

Os chamados 'carros voadores', uma mistura de automóvel e aeronave que parece saída da ficção

14/05/2020 16h32
Por: Redação Fonte: Uol
Carros voadores terão preço de veículos de luxo e poderão ficar na garagem

As formas de locomoção usadas pelas pessoas estão mudando. Principalmente nos grandes centros, cada vez mais a humanidade busca alternativas mais eficientes de mobilidade, seja para combater o stress e o tempo perdido no trânsito ou para ter meios ecologicamente sustentáveis.

O automóvel atual caminha para se tornar um novo 'vilão' e até o transporte coletivo terá que mudar para atender a essa demanda.

Os chamados 'carros voadores', uma mistura de automóvel e aeronave que parece saída da ficção, mas que está fazendo com que até as tradicionais montadoras se planejem para produzir os seus.

 VTOL é a sigla em inglês para veículo de decolagem e pouso vertical, como os helicópteros. Já o eVTOL tem o mesmo conceito, mas com motorização elétrica. É esse tipo de modelo que tem sido chamado de "carro voador".

"Trata-se de um veículo totalmente silencioso, adequado às cidades", diz Camilo Adas, presidente da SAE Brasil. "Os motores, um para cada hélice, são o que mais diferencia o eVTOL de outras aeronaves, como os helicópteros."

A autonomia para voar costuma ser baixa. "É veículo para rodar na cidade, ou no máximo em um deslocamento intermunicipal curto, como de São Paulo a São Bernardo do Campo (na região metropolitana da capital paulista)", explica Adas.

Além disso, a maior parte dos projetos está apostando na condução autônoma. Isso facilitará o uso do eVTOL por pessoas sem habilitação específica para aeronave, tornando esse tipo de veículo mais adequado à mobilidade individual privada que um helicóptero, que precisa de piloto.

E essa aptidão, inclusive, é uma das diversas razões que estão levando o eVTOL a ser também chamado de carro voador - embora estejam muito mais conectados a aeronaves. Há ainda o envolvimento de diversas montadoras de automóveis em projetos.

Além disso, por sua concepção, o eVTOL pode ser capaz de rodar tanto como um automóvel quanto como aeronave, embora existam poucos projetos nesse sentido. "Para isso, é necessário o uso de dois módulos. Ora o veículo fica conectado ao terrestre, ora ao aéreo", opina Adas.

Ainda assim, esqueça carros de cinema como o famoso DeLorean de "De Volta para o Futuro", ou mesmo o de "Blade Runner". O "carro voador" da realidade é um conceito bem diferente.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 00h23 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 28°

20° Sensação
9.5 km/h Vento
90.1% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (03/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias