Domingo, 31 de Maio de 2020 21:52
75 99157-0203
Política Denunciado

Ex-deputado é denunciado por distribuição irregular de remédios para Covid-19

O ex-deputado federal, Wladimir Costa foi denunciado pelo CRF

15/05/2020 12h34
Por: Redação
Ex-deputado é denunciado por distribuição irregular de remédios para Covid-19

O Conselho Regional de Farmácia diz que distribuição somente pode ser exercida por empresas licenciadas por órgãos sanitários.

O Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Pará protocolou uma denúncia na Polícia Civil e na Vigilância Sanitária contra o ex-deputado federal, Wladimir Costa, por distribuição irregular de medicamentos usados para Covid-19. 

Em vídeo que circula nas redes sociais, o ex-deputado aparece entregando antibióticos usados para combater sintomas da doença, ainda sem eficácia comprovada, a pessoas que dizem precisar de tratamento.

De acordo com CRF, a legislação prevê que a distribuição de medicamentos só poderá ser exercida por empresas licenciadas por órgãos sanitários e necessita da orientação técnica qualificada de farmacêutico.

O CRF disse, ainda, que o uso irracional de medicamentos pode provocar problemas à saúde do paciente.

A Secretaria de Saúde de Belém informou que recebeu a denúncia e vai investigar o caso.

Orientações:

De acordo com nota técnica da Secretaria de Saúde do Pará, a utilização dos medicamentos só pode ocorrer em três situações:

Pacientes com diagnóstico confirmados de Covid-19 no início dos sintomas e após o descarte de outras enfermidades, como por exemplo, a H1N1 e outras influenzas;

Pacientes com quadro definido (tosse, falta de ar e outros sintomas característicos) que podem evoluir ou não para o quadro que indique internação;

Pacientes críticos em cuidados intensivos e que necessitem de ventilação mecânica.

Em todos os contextos, a prescrição cabe ao médico em decisão compartilhada com o paciente (ou familiar) após a explicação de que não existe, até o momento, comprovação de qualquer benefício ao tratamento da Covid-19, explicando também os efeitos colaterais possíveis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 21h42 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 28°

21° Sensação
11.2 km/h Vento
86.4% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (01/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol e Chuva
Terça (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias