Segunda, 10 de Agosto de 2020 21:41
75 99157-0203
Internacional Fronteira Européia

Europa reabre as fronteiras só para turistas europeus

A Comissão Europeia propôs também a suspensão gradual das restrições nas fronteiras externas dos países

15/06/2020 09h26
Por: Redação
Europa reabre as fronteiras só para turistas europeus

Com o verão se aproximando e os novos casos de coronavírus em declínio no continente, a Europa começa a reabrir suas fronteiras para os turistas. Mas não para qualquer um. Nesta segunda-feira, 15, países como França, Alemanha e Grécia passam a permitir a entrada de estrangeiros, mas inicialmente apenas de países vizinhos.

Na última quinta-feira, a Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, havia recomendado aos Estados-membros do espaço Schengen (acordo que permite a livre circulação de pessoas nos 26 países europeus signatários) que eliminem os controles impostos nas fronteiras internas para conter a covid-19. A pandemia infectou quase 1,5 milhão de pessoas e matou mais de 170.000 no continente.

A Comissão Europeia propôs também a suspensão gradual das restrições nas fronteiras externas dos países a partir de 1º de julho. Como os viajantes que entram na União Europeia podem circular de um país a outro, a recomendação é que os Estados-membros coordenem suas ações e elaborem um documento comum com a situação epidemiológica dos países fora do continente. Com isso, é provável que os turistas do Brasil, o segundo país com maior número de casos de covid-19 no mundo, fiquem entre os últimos a ter a entrada liberada na Europa.

As diretrizes da Comissão Europeia fornecem um ordenamento geral para os Estados-membros, mas cada país é soberano para adotar suas regras. A França vai reabrir hoje suas fronteiras com os países limítrofes e permitir a entrada de turistas de outras nações europeias a partir de 1º de julho.

A Alemanha, que já havia reaberto as fronteiras com a Áustria, a Suíça e a França em 16 de maio, deve a partir de hoje permitir a entrada de turistas de outros países europeus, assim como a Bélgica. A Suíça também está abrindo a fronteira a visitantes de 30 países.

A Grécia, onde o turismo representa 25% do PIB, divulgou uma lista mais extensa de países cujos turistas são bem-vindos a partir de hoje. São 29 países, a maioria da Europa, mas a lista inclui também Japão, China, Nova Zelândia e Israel (Brasil e Estados Unidos estão fora).

Com muitos países ainda receosos em promover uma abertura ampla, algumas bolhas de turismo vão se formar. A Holanda permitirá a partir de hoje a entrada de turistas de 12 países europeus, incluindo Alemanha e Itália, mas deixou de fora França, Espanha e Reino Unido. A Finlândia abrirá hoje suas fronteiras para turistas de Noruega, Dinamarca, Islândia e dos países bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia). Já os três países bálticos permitem a livre circulação de turistas entre eles desde 15 de maio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 21h28 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 27°

20° Sensação
13.4 km/h Vento
80.3% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias