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Saúde Alimentação saudável

Nutricionista e psicóloga discutem sobre como a psicologia pode ajudar com a alimentação saudável

Em tempos de pandemia, profissionais da saúde utilizam redes sociais para levar conteúdos e dicas para as pessoas

04/07/2020 10h16 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Nutricionista e psicóloga discutem sobre como a psicologia pode ajudar com a alimentação saudável

Manter um estilo de vida saudável envolve tanto a área comportamental quanto o empenho de cada pessoa que busca a saúde do corpo. Escolher uma alimentação não depende apenas do acesso a uma informação nutricional, mas de ter orientação adequada e direcionada que consiga estabelecer hábitos saudáveis.

 A nutricionista GabriellaBehrmann e a psicóloga Luciana Barreto fizeram uma live com o tema “Como a psicologia pode ajudar com a alimentação saudável” na noite de ontem, sexta-feira (03/07/2020), que envolveu uma abordagem sobre o tema e esclarecimentos de dúvidas.

 A psicóloga Luciana Barreto destaca que a Psicologia e a Nutrição são áreas que vêm crescendo, pois envolve uma relação entre estresse, ansiedade e consumo dos alimentos.  A terapia deve estar unida ao aconselhamento nutricional de forma que aborde o paciente a repensar na sua alimentação respeitando preferências.

 Como a psicologia pode ajudar na nutrição?

Nutricionista GabriellaBehrmann– Não dar para separar corpo e mente, pois os nutrientes afetam humor, comportamento, tolerância ao estresse, cognição e o desenvolvimento do indivíduo. A intervenção da psicologia no comportamento do paciente nos permite identificar fatores que influenciam na adesão as abordagens nutricionais que devem ser elaboradas de forma individualizada.

 Como diferenciar fome emocional e real?

Psicóloga Luciana Barreto –Antes de tudo é preciso identificar o que é uma sensação de fome e saciedade. A fome real surge de maneira gradual e acaba quando o organismo está saciado, já a fome emocional é súbita e exige um alimento específico.

 Como controlar a ansiedade nessa rotina dentro de casa, que dar vontade de comer muita “besteira’?

Psicóloga Luciana Barreto – Para ajudar no controle da ansiedade, uma dica é utilizar a técnica da respiração diafragmática, que consiste em inspirar por alguns segundos, tentar manter e depois soltar com calma o ar. Além disso, a exposição por alguns minutos a luz solar e realização de atividade física orientada.

 Gabriella acrescenta que uma estratégia é comprar para deixar em casa, alimentos que sejam opções mais saudáveis, como chocolates do tipo meio amargos, biscoitos com menor quantidade de açúcar e farinhas refinadas.

 As profissionais sugeriram a importância de se priorizar os “micropassos”, ou seja, de se dar importância as pequenas conquistas para que o paciente se sinta progredindo para atingir os objetivos que querem, não somente para emagrecimento, mas para melhorar sua autoestima.

  *GabriellaBehrmann é nutricionista (CRN5 13898/P), bióloga, especialista em Gestão em Saúde, atende pacientes com doenças gastrointestinais em sua clínica particular, na cidade de Feira de Santana-BA.

 

*Luciana Barreto é psicóloga (CRP 03/21576), pós-graduanda em Terapia Analítico Comportamental, com formação em Psicopatologia e Terapia Comportamental.

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