Quarta, 05 de Agosto de 2020 13:06
75 99157-0203
Polícia Rio de Janeiro

PMs são alvos de operação contra milícia especializada em pontos de mototáxi

Ao todo são seis mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão.

30/07/2020 09h15
Por: Redação
PMs são alvos de operação contra milícia especializada em pontos de mototáxi

Uma operação do Ministério Público do Rio (MPRJ) nesta quinta-feira cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão contra 14 policiais militares e outras oito pessoas que integram uma milícia que atua na comunidade Asa Branca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. Eles são investigados pela prática dos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, e concussão. Os mandados são cumpridos, inclusive, em cinco batalhões da PM.

Às 8h, quatro policiais da ativa já haviam sido presos. Eles foram conduzidos para o Batalhão de Neves, em São Gonçalo. Outros dois agentes são procurados.

Até o momento foram presos:

Jorge Henrique da Silva (vulgo 'Dô', 2º sargento, lotado no 22º BPM)
Adelmo da Silva Guerini Fernandes (também 2º sargento, mas no 21º BPM)
Nielsen da Silva Barbosa (3º sargento)
Leonardo de Oliveira Pelussi (cabo)

Ao todo são seis mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão. A operação Gogue Magogue foi deflagrada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/RJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), da Corregedoria-Geral da Polícia Militar (Pmerj) e de técnicos da Anatel.

Também são cumpridos mandado de busca e apreensão em um imóvel supostamente utilizado como central clandestina de TV a cabo, atividade explorada pelos criminosos, popularmente conhecida como "gatonet".

Os mandados de prisão e de busca e apreensão são contra Jorge Henrique da Silva (vulgo 'Dô', 2º sargento, lotado no 22º BPM) e Adelmo da Silva Guerini Fernandes (também 2º sargento, mas no 21º BPM), apontados como líderes do organização criminosa. Jorge Henrique da Silva foi preso no batalhão. Já, Adelmo, foi preso em seu condomínio, na Zona Oeste do Rio. 

Os outros alvos são Nielsen da Silva Barbosa (3º sargento); Francisco Santos de Melo (subtenente); Leonardo de Oliveira Pelussi (cabo) e Marcos Paulo Custodio Alves (2º sargento). Os quatro são lotados no 18º BPM, em Jacarepaguá. Destes, Nielsen e Leonardo foram presos. Marcos e Francisco são procurados.

Além deles, outros oito policiais militares, à época lotados no 18º BPM, são alvos de mandados de busca e apreensão, por terem sido flagrados em conversas suspeitas com integrantes da organização criminosa. Dessa forma, na operação desta quinta foram realizadas ações de busca e apreensão nos 5º, 14º, 18º, 21º e 22º Batalhões, além da 1ª UPP - Santa Marta.

Nessa mesma operação, são cumpridos ainda oito mandados de busca e apreensão contra oito civis denunciados por participação na organização criminosa: Moisés Ubiratan Lopes Peres; Luís César Lima Napoli (vulgo 'PC'); Antônio Marcos Santos Silva ('Marquinho', atualmente foragido da Justiça); Marilena Nascimento Faria; Carlos Renato Nascimento Faria ('Renatinho'); Cristiano Pereira Gomes; Ygor Rodrigues Santos da Cruz e Kleber Farias de Oliveira Carneiro, responsáveis por atividades como 'gerenciamento' dos pontos de mototáxi, repasse de propinas aos policiais dos 18º e 31º Batalhões e emissão de 'alertas' sobre operações policiais na região, além de toda a manutenção técnica e cobrança pelos serviços clandestinos de tv a cabo, internet e comercialização de cigarros ilegais.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 12h51 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 26°

27° Sensação
28.2 km/h Vento
48.6% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias