Quarta, 30 de Setembro de 2020 03:51
75 99157-0203
Educação Mapeamento

Governo lança sistema inédito de mapeamento em educação na saúde

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, destacou a importância do sistema para aprimorar a qualidade dos cursos de saúde

07/08/2020 14h14
Por: Redação
Governo lança sistema inédito de mapeamento em educação na saúde

 O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (6), o Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde (Simapes), que permitirá a coleta e a sistematização de informações sobre a educação em saúde no Brasil e aprimorar a qualidade dos cursos técnicos e de graduação na área.

A ferramenta inédita reúne informações de bancos de dados do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes).

Será possível monitorar, organizar, avaliar e compartilhar esses dados no portal oficial do Simapes, disponibilizando informações de interesse público para a sociedade, os pesquisadores e o Ministério da Educação.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, destacou a importância do sistema para aprimorar a qualidade dos cursos de saúde e a formação dos profissionais. “Essa é uma entrega realmente de peso. Está se falando sobre o padrão das pessoas que são formadas, do resultado efetivo de tudo que se investe nisso, público e particularmente, da dedicação das pessoas ao longo da vida e do resultado no final na ponta da linha”, afirmou o ministro.

A partir da sistematização de informações do Simapes, poderão ser feitas análises e produzidos diagnósticos dos cursos técnicos e de graduação na área da saúde. E usar esse material em medidas para melhorar a qualidade da educação em saúde no país, como, por exemplo, em mudanças curriculares, controles de admissão e comprovação de instalações adequadas para o funcionamento dos cursos. 

“O sistema vai estar de uma forma clara no nosso site, de contato direto, de hiperlink e, a partir daí, sim, poderemos observar e dar subsídio para que todos nas suas áreas possam melhorar cada vez mais”, disse o ministro Eduardo Pazuello.

As informações ainda poderão subsidiar o Ministério da Educação para a abertura de novos cursos na área de saúde. O sistema vai ajudar a identificar as demandas e necessidades de cada região, além de ser possível observar se o local ou o serviço de saúde possui estrutura necessária para ampliar ou criar cursos, como condições essenciais para aulas práticas, por exemplo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Simapes é um passo importante para a reorganização da formação em saúde no país e trará ganhos para os profissionais, o Governo Federal e a população. Quem busca formação na área de saúde terá mais informações para encontrar uma formação de qualidade, o Governo Federal ganha mais um instrumento para estabelecer políticas públicas de educação e saúde e a população terá mais qualidade na prestação do serviço público.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 03h48 - Fonte: Climatempo
18°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 29°

18° Sensação
8.2 km/h Vento
94.3% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias