Quarta, 30 de Setembro de 2020 03:01
75 99157-0203
Saúde Distribuição

ONU quer distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda

A iniciativa contou com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

08/08/2020 08h12
Por: Redação
ONU quer distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda

A deputada distrital Arlete Sampaio (PT) protocolou um Projeto de Lei (PL) que prevê a distribuição gratuita de absorventes em escolas e em Unidades Básicas de Saúde (UBS) para mulheres em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública no Distrito Federal. A iniciativa contou com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o texto, o governo do DF deverá garantir cuidados básicos decorrentes da menstruação, disponibilizando insumos de higiene e absorventes higiênicos nas UBS para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, em escolas de anos finais do ensino fundamental da rede pública e em escolas de ensino médio da rede pública.

O projeto altera a Lei nº 6.569, de 5 de maio de 2020, que trata da Política de Assistência Integral à Mulher, e inclui direitos fundamentais à saúde das mulheres que não foram contemplados pela norma.

Para a deputada, é preciso dar atenção especial à saúde menstrual das adolescentes e combater o tabu em torno do tema, o que leva muitas estudantes a abandonarem as escolas quando começa o período menstrual.

“É extremamente necessário garantir às pessoas que menstruam e estão em situação de vulnerabilidade econômica e social, bem como às estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, o acesso ao absorvente higiênico, assegurando esse item como essencial na política definida para esses segmentos, nas Unidades Básicas de Saúde, bem como nas escolas públicas que ofertam os anos finais do ensino fundamental e nas escolas públicas de ensino médio”, afirmou Arlete Sampaio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 02h47 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 29°

19° Sensação
8.5 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias