Quinta, 01 de Outubro de 2020 11:58
75 99157-0203
Cidades Dia da árvore

Dia da Árvore contará com plantio, educação ambiental e doação de sangue

Alunos e familiares também serão motivados a plantar uma árvore em frente à residência

04/09/2020 08h46
Por: Redação
Dia da Árvore contará com plantio, educação ambiental e doação de sangue

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da árvore e seus benefícios, estimular e desenvolver nos alunos do ensino fundamental as questões da arborização, respeito a natureza e a prática da solidariedade, bem como incentivar a doação de sangue, a Prefeitura de Feira de Santana divulgou a programação especial em alusão ao Dia da Árvore, 21 de setembro – início da primavera.

O projeto “Árvore é vida! Doe vida, doe sangue!” é uma iniciativa da Secretaria de Serviços Públicos, através do Departamento de Áreas Verdes, e tem a parceria do Hemoba e da Escola Municipal Tereza Cunha.

Dividida em três etapas, a programação consta da arborização da rua Tupinambás, bairro São João, com o plantio de 45 mudas entre Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Ipê Branco e Ipê Rosa, no dia 21. 

"Serão plantadas essas árvores na rua da Sesp e daremos a manutenção frequentemente. É o melhor exemplo que podemos dar diante daquilo que pedimos a população: preservem e cuidem de nossas árvores", explica o diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Falcão. Professores, alunos, representantes do Hemoba, autoridades municipais e colaboradores da SESP vão participar dessa atividade. 

A segunda etapa envolve o aprendizado dos alunos. Algumas turmas deverão confeccionar painéis com folhas secas, dobraduras, sementes ou areia. Outros estudantes irão produzir desenho livre sobre o tema, com frase relacionada, construção de quadrinha, produção de tirinhas, escrita de um poema ou carta trazendo questões sobre os cuidados e a relação com as árvores.

Alunos e familiares também serão motivados a plantar uma árvore em frente à residência. Caso aceitem a ideia, será entregue uma muda acompanhada de orientações sobre o plantio. Também serão plantadas árvores na Escola Municipal Tereza Cunha.

A turma que se destacar será premiada pelo Departamento de Áreas Verdes e poderá compor o jornalzinho da escola na edição de outubro.

DOAÇÃO DE SANGUE

Diante da atual situação de pandemia e com o sentimento de solidariedade aflorado, o projeto se consolida com a doação de sangue, também no dia 21. Uma unidade de coleta do Hemoba será montada na Sesp, onde os doadores terão conforto e segurança, além de evitar aglomeração. A atividade é aberta ao público e um café da manhã será oferecido aos interessados.

Para doar é necessário apresentar documento original de identidade com foto, estar alimentado, pesar no mínimo 50kg, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h, ter idade entre 16 e 69 anos - os menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis. Caso o interessado já seja doador, deverá respeitar o intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres entre as doações de sangue.

Os doadores deverão estar em boas condições de saúde, não apresentando gripe, febre ou algum processo infeccioso ou inflamatório. Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis, não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 11h39 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

28° Sensação
20.5 km/h Vento
43.8% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Sábado (03/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias