Sexta, 18 de Setembro de 2020 08:25
75 99157-0203
Saúde COVID-19

Vacina chinesa testada no Brasil apresenta resultados mais seguros em pessoas idosas

Foram enviadas 20 mil doses ao Brasil, que estão sendo aplicadas em até 9 mil voluntários em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

08/09/2020 07h39
Por: Redação
Vacina chinesa testada no Brasil apresenta resultados mais seguros em pessoas idosas

O laboratório chinês Sinovac Biotech, que produz a vacina contra a covid-19, afirmou nesta segunda-feira,7, que o produto parece ser seguro em pessoas mais velhas, como apontam os resultados preliminares dos testes em Fase 1 e 2.

Porém, a vacina produzida pela empresa chinesa, apresentou respostas imunológicas induzidas moderadamente mais fracas do que em adultos jovens.

A Sinovac Biotech está em fase de testes no Brasil (Fase 3) em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

Foram enviadas 20 mil doses ao Brasil, que estão sendo aplicadas em até 9 mil voluntários em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Autoridades de saúde de todo o mundo estão preocupadas com a perspectiva de eficácia das vacinas em desenvolvimento nos idosos, grupo cujo sistema imunológico normalmente reage com menos intensidade às inoculações, contra um vírus que matou quase 890 mil pessoas no planeta.

Na avaliação preliminar da Sinovac, foram considerados idosos pacientes com mais de 60 anos. A vacina candidata CoronaVac da Sinovac não provocou efeitos colaterais graves nos ensaios combinados de Fase 1 e Fase 2 lançados em maio, que envolveram 421 participantes com pelo menos 60 anos, segundo afirmou o representante da Sinovac, Liu Peicheng. Porém, os resultados completos ainda não foram publicados. 

Maior parte das vacinas testadas no mundo são chinesas

Quatro das nove vacinas que estão nos testes de Fase 3 no mundo são de laboratórios chineses. Dos três grupos de participantes que tomaram respectivamente duas injeções de baixa, média e alta dose de CoronaVac, mais de 90% experimentaram alta significativa nos níveis de anticorpos, enquanto os níveis foram ligeiramente mais baixos nos idosos do que os observados em indivíduos mais jovens.

Este resultado está dentro das expectativas, de acordo com o representante do laboratório chinês Sinovac Biotech.

A vacina testada no Brasil e na Indonésia no estágio final de testes para avaliar se é eficaz e segura o suficiente para obter aprovações regulatórias para uso em massa, já foi dada a dezenas de milhares de pessoas, incluindo cerca de 90% dos funcionários da Sinovac e suas famílias, como parte do esquema de vacinação de emergência da China para proteger as pessoas que enfrentam alto risco de infecção.

A vacina potencial pode permanecer estável por até três anos no armazenamento, disse Liu, o que pode oferecer à Sinovac alguma vantagem na distribuição da vacina para regiões onde não há transporte refrigerado garantido.

Há outras vacinas sendo testadas no Brasil, que também estão tentando cobrir a população idosa em seus testes para garantir que a eficácia seja avaliada dentro do grupo com o maior percentual de risco de complicações da covid-19.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 08h22 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 27°

18° Sensação
16.2 km/h Vento
61.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Domingo (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias