Sexta, 18 de Setembro de 2020 07:55
75 99157-0203
Saúde Saúde

Alergias oculares exigem cuidados e atenção, alerta médica oftalmologista

Cristiana Ronconi destaca que algumas medidas podem ser tomadas para ajudar no controle das alergias.

14/09/2020 15h43
Por: Jornalismo
Alergias oculares exigem cuidados e atenção, alerta médica oftalmologista

As alergias oculares são quadros comuns e os principais sintomas são vermelhidão, lacrimejamento, coceira, inchaço na região das pálpebras e piscar excessivo dos olhos. De acordo com a médica oftalmologista Cristiana Ronconi, as alergias oculares podem ser classificadas em seis subtipos, de acordo com sua apresentação clínica. Essa diferenciação só pode ser feita através do exame oftalmológico, com aparelhos específicos, por isso é tão importante passar por uma consulta com um médico especialista. Ela destaca ainda que, apesar de ser um problema comum, é preciso cuidado e atenção. 

 

“Pacientes alérgicos podem apresentar repetidos episódios de inflamação ocular e isso, a longo prazo, pode criar deformações e cicatrizes. Os casos mais graves podem ter diminuição da visão e até cegueira. Portanto, o diagnóstico correto e o tratamento adequado é fundamental.  Em casos de sintomas de inflamações oculares deve-se procurar um médico oftalmologista”, salientou.

 

As alegrias oculares podem ser caudadas por diversos fatores, como: poeira e pólen de plantas trazidos pelo ar; produtos utilizados na higiene pessoal, nas roupas ou na higiene da casa; alimentos ingeridos; alergias respiratórias levando a uma alergia ocular. Além disso, segundo a especialista, essas alergias estão mais relacionadas aos períodos de calor e como vivemos numa região de clima muito quente, em alguns casos, ela pode estar presente o ano todo. 

 

Cristiana Ronconi destaca que algumas medidas podem ser tomadas para ajudar no controle das alergias, tais como, evitar levar as mãos aos olhos, evitar o contato com substâncias que sabidamente causam alergias, fazer a limpeza com soro fisiológico ou água filtrada, além da utilização de óculos escuros. 

 

Diagnóstico e tratamento

 

O diagnóstico das alergias oculares deve ser realizado por um médico oftalmologista. Através do exame oftalmológico é possível diferenciar a conjuntivite alérgica dos outros tipos de conjuntivite, como as bacterianas e virais. Segundo a médica Cristiana Ronconi, existem disponíveis várias classes de medicamentos para o tratamento da alergia ocular, desde colírios, pomadas, xaropes, até injeções de imunossupressores. Ela destaca que cada caso deve ser avaliado individualmente, para que o melhor tratamento seja iniciado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 07h42 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 27°

16° Sensação
15 km/h Vento
71.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Domingo (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias