Quinta, 03 de Dezembro de 2020 07:03
75 99157-0203
Saúde Perda de peso

Perder peso pode estar relacionado com a atividade cerebral, diz estudo

Os pesquisadores identificaram uma conexão entre a atividade elétrica do estômago, que se correlaciona com a perda de peso

20/10/2020 09h31
Por: Redação
Perder peso pode estar relacionado com a atividade cerebral, diz estudo

Para perder ou manter o peso, é preciso muito mais do que força de vontade para algumas pessoas. Isso porque o emagrecimento e o consumo em excesso de alimentos podem estar associados a atividade cerebral. É o que indica uma pesquisa da Universidade Ben-Gurion do Negev, de Israel, que foi publicado no periódico NeuroImage.

De acordo com os pesquisadores, pessoas com uma resposta neural aumentada ao ver e sentir o odor da comida, comem mais e ganham mais peso. Os especialistas descobriram ainda uma relação entre os neurônios e a frequência elétrica basal gástrica, que está relacionada com a perda de peso.

“Para nossa surpresa, descobrimos que, embora o comportamento fosse fator dominante na perda de peso, isso não se refletia nos padrões de conectividade do cérebro”, disse Gidon Levakov, líder do estudo.

Como o estudo foi feito?

A equipe avaliou 92 pessoas por um ano e meio. Os participantes foram selecionados com base na circunferência da cintura, níveis anormais de lipídios (gorduras) no sangue e idade.

Essas pessoas realizaram diversos exames de imagens cerebrais e testes de funções cerebrais responsáveis pelo comportamento antes e durante a pesquisa. A perda de peso dos participantes foi medida após seis meses de dieta.

Os pesquisadores identificaram uma conexão entre a atividade elétrica do estômago, que se correlaciona com a perda de peso, baseando-se na conectividade cerebral. Essa atividade comanda as ondas gástricas associadas a sensação de fome e de saciedade.

“Parece que a informação visual pode ser um fator importante na hora da alimentação”, explicou Galia Avidan, um dos pesquisadores do estudo.

Os estudiosos acreditam que esses resultados podem ser importantes no futuro para compreender a relação entre a obesidade e como funciona o mecanismo cerebral em resposta a uma dieta.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 06h57 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 30°

24° Sensação
17.6 km/h Vento
69.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sábado (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias