Quarta, 03 de Março de 2021 23:52
75 99157-0203
Política Presidência Câmara

Eleição para presidência da Câmara será no dia 1º de fevereiro e presencial

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu na última terça-feira que fosse presencial, com exceção dos deputados do grupo de risco, e no dia 2, mas foi vencido.

18/01/2021 11h53
Por: Redação
Eleição para presidência da Câmara será no dia 1º de fevereiro e presencial

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados definiu, nesta segunda-feira (18/1), que a eleição interna da Casa será presencial no dia 1° de fevereiro, como defendiam os apoiadores do candidato Arthur Lira (PP-AL), que tem maioria no colegiado. O pleito será secreto, como diz o Regimento Interno.

Apoiadores de Lira defendiam que a votação ocorresse de forma presencial, o que, na avaliação deles, seria uma vantagem para o candidato do Planalto, visto que muitos votos são revertidos na reta final. Eles avaliam que, se a votação fosse remota, poderia ocorrer alguma coerção dos líderes partidários.

Nas últimas semanas, houve troca de frapas entre apoiadores de Lira e de Baleia Rossi (MDB-SP) por causa do formato e da data do pleito. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu na última terça-feira que fosse presencial, com exceção dos deputados do grupo de risco, e no dia 2, mas foi vencido. Desta forma, a eleição será realizada no mesmo dia e formato do Senado.

Participaram da reunião presencialmente o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Marcos Pereira (Republicanos-SP), 1° vice-presidente, Soraya Santos (PL-RJ), 1ª secretária, Mário Heringer (PDT-MG), 2° secretário, Expedito Neto (PSD-RO), 3° secretário, Luis Tibé (Avante-MG), procurador da Casa.

Remotamente, estiveram presentes Luciano Bivar (PSL-PE), 2° vice-presidente, André Fufuca (PP-MA), 4° secretário, Paulo Bengston (PTB-AP), corregedor da Casa. Os deputados Arthur Maia (DEM-BA) e Margarete Coelho (PP-PI), que não têm assentos no colegiado, também participaram presencialmente.

Além de Lira e Rossi, disputam o pleito Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Luiza Erundina (PSol-SP) e Marcel Van Hatten (Novo-RS).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 20° Máx. 29°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol e Chuva
Sexta (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias