Domingo, 20 de Junho de 2021 21:53
75 99157-0203
Cultura Bahia

Espetáculo ‘Em Família’ traz humor e dramas brasileiros para o Domingo no TCA de maio

Peça terá exibição conjunta no dia 30, às 11h, no YouTube do TCA e na TVE Bahia. Dirigida pelo baiano Marcelo Flores, um grande elenco se reúne para dar vida à história de despejo do casal de idosos Dona Lu e Seu Sousa, vividos por Harildo Deda e Neyde Mo

27/05/2021 15h06
Por: Redação Fonte: Secom Bahia - (Pamela Simplício)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Situações vividas cotidianamente, por grande parte das famílias brasileiras, aparecem num texto emocionante e bem-humorado do autor Oduvaldo Vianna Filho. Na peça “Em Família”, dirigida pelo baiano Marcelo Flores, um grande elenco se reúne para dar vida à história de despejo do casal de idosos Dona Lu e Seu Sousa, vividos por Harildo Deda e Neyde Moura. O registro audiovisual deste espetáculo estrela o Domino no TCA do mês de maio, no dia 30, às 11h, com exibição simultânea no canal de YouTube do Teatro Castro Alves (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) e também na TVE Bahia: pela televisão ou através do portalwww.irdeb.ba.gov.br/tveonline. No YouTube do TCA, o vídeo realizado pela Olho de Vídeo Produções poderá ser assistido até o dia 6 de junho.  

Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro como melhor espetáculo em 2018, “Em Família” celebrou os 80 anos de Harildo Deda e as duas décadas da Cia. de Teatro Os Argonautas. A narrativa apresenta, de forma divertida e cheia de emoções, os problemas de uma típica família brasileira. Por não terem condições financeiras de manter a propriedade, Dona Lu e Seu Sousa serão despejados da casa onde moram. Com leveza, humor e poesia, o texto expõe o problema da velhice, da crise econômica e do sistema previdenciário, ao denunciar as dificuldades de se viver em uma sociedade centrada nas relações de capital e trabalho, que marginaliza os mais velhos.  

“Em Família” é um retrato afetivo, humorado e melancólico da crise do homem velho que já não pode prover a si mesmo e aos seus, e acaba preso a uma engrenagem social de falência que o separa de seus afetos e do conforto esperado no final da vida. A peça propõe a discussão dos conceitos de abrigo, trabalho, aposentadoria, relevância e papel do idoso na sociedade.  

Encontros

A montagem adiciona um sentido à família do texto: o da comunidade artística que reúne diferentes gerações em torno de um mestre – Harildo Deda – e da aprendizagem teatral de seus discípulos, em que se incluem a própria Cia. de Teatro Os Argonautas e o restante do elenco, em sua maioria ex-alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nomes consagrados de diferentes gerações do teatro baiano estão em torno do casal protagonista: os filhos, parentes e amigos do casal são vividos por Alethea Novaes, Gil Teixeira, Marcelo Praddo, Márcia Andrade, Socorro de Maria, Vivianne Laert, Valéria Fonseca e Widoto Áquila. 


Para o ator Harildo Deda, esta é uma peça muito importante para a dramaturgia nacional, já que trata de um assunto que nem sempre é abordado no teatro: a velhice. “Aliás, eu prefiro dizer velhice do que melhor idade. É preciso estar atento a como o Brasil trata os seus velhos”, resume.  

A equipe conta com Marcelo Flores na direção, cenografia, sonoplastia e produção; Eduardo Tudella na cenografia e iluminação; Alethea Novaes no figurino e produção; George Vladimir como diretor assistente, sonoplastia e produção; Amanda Steinbach como dramaturgista e na consultoria da obra de Vianinha; Ricardo Fagundes na técnica de movimento e preparação Corporal; Guto Chaves é o responsável pela identidade visual e design gráfico; Otávio Correia como assistente de direção e técnico de luz; Amando Damásio como assistente de produção; Andressa Mascarenhas é a assistente de cenografia; Adriano Passos como chefe de cenotecnia; Diney Araújo e Marta Torres no registro fotográfico; Ricardo Cavalcanti como produtor associado e co-produção da RCD Produção De Arte. 

SOBRE O DOMINGO NO TCA:

O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas. Desde 2007, com mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo. 

Domingo no TCA 

Em Família  

Quando:30 de maio de 2021 (domingo), 11h 

Onde:Exibição pela TVE Bahia e no canal do Teatro Castro Alves no YouTube www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 21h33 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 26°

20° Sensação
13.1 km/h Vento
83.5% Umidade do ar
67% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias