Terça, 03 de Agosto de 2021 21:17
75 99157-0203
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão realiza seminário sobre educação bilíngue para surdos

Comissão debateu projeto que garante aos usuários idosos do SUS acesso aos mesmos exames feitos por quem utiliza o sistema privado

24/06/2021 16h30
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Seminário vai debater a educação bilíngue de surdos nas escolas - (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
Seminário vai debater a educação bilíngue de surdos nas escolas - (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promove, na segunda-feira (28), seminário sobre "Modalidade de educação bilíngue de surdos". O tema está previsto no Projeto de Lei 4909/20, do Senado Federal, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.

O encontro será no plenário 6, às 9 horas, e poderá ser acompanhado de forma interativa pelo e-Democracia.

Confirmaram presença no evento, entre outras pessoas, o especialista em acessibilidade, consultor e integrante de entidades representativas de defesa dos direitos da pessoas com deficiência, Joaquim Emanuel Leitão Barbosa; e a diretora de Política Educacional e Linguístico da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Flaviane Reis. Veja a lista completa de convidados.

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP), um dos autores para realização do seminário, lembra que o atual governo publicou o Decreto 10.502/20, que tentou instituir uma “nova” política nacional de educação especial, em substituição à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva", de 2008.

Sistema inclusivo
Além disso, afirma Padilha, o Projeto de Lei 4909/20, aprovado em  primeira instância pelo Senado Federal, altera a LDB, a fim de estabelecer uma modalidade de educação bilíngue de surdos, com apoios técnico e financeiro para a oferta educacional em classes e escolas apartadas do sistema geral de ensino.

"É nítida a violação ao princípio de inclusão plena estabelecido pela CDPD (ONU, 2006), que, em seu artigo 24, define que, para efetivar o direito das pessoas com deficiência à educação sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, os Estados Partes assegurarão sistema educacional inclusivo, em todos os níveis, com os apoios necessários, garantindo, entre outros, o aprendizado da língua de sinais", finalizou o deputado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 21h06 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 27°

20° Sensação
10.2 km/h Vento
79.4% Umidade do ar
60% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol e Chuva
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias