Domingo, 24 de Outubro de 2021
29°

Poucas nuvens

Feira de Santana - BA

Política Eleição 2022

Lula lidera 1º turno em 2022, mais de 20 pontos à frente de Bolsonaro, diz IPEC

O levantamento foi feito entre os dias 16 e 20 de setembro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

23/09/2021 às 07h26
Por: Redação
Compartilhe:
Lula lidera 1º turno em 2022, mais de 20 pontos à frente de Bolsonaro, diz IPEC

Pesquisa Ipec divulgada hoje pelo "Jornal Nacional", da TV Globo, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 em dois cenários distintos, com mais de 20 pontos percentuais de vantagem para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O Ipec foi criado em fevereiro por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades em janeiro deste ano em razão do término de um acordo de licenciamento com a Kantar Group.

No primeiro cenário, em que foram considerados apenas cinco candidatos, Lula aparece com 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 23%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o petista poderia chegar a 50%, no limite para ser eleito em primeiro turno. Já Bolsonaro ficaria com, no máximo, 25% pela margem de erro.

O levantamento do mesmo instituto feito entre 17 e 21 de junho, nas mesmas condições de entrevistados, cenário e cidades, tinha Lula com 49% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro. Ou seja, ambos se mantiveram dentro da margem de erro.

Cenário 1

 Lula (PT): 48% 

Jair Bolsonaro (sem partido): 23% 

Ciro Gomes (PDT): 8%

 João Doria (PSDB): 3%

 Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%

 Brancos e nulos: 10% Não souberam ou preferiram não responder: 4% 

Cenário 2 Lula (PT): 45% 

Jair Bolsonaro (sem partido): 22% 

Ciro Gomes (PDT): 6%

 Sergio Moro: 5%

 José Luiz Datena (PSL): 3%

 João Doria (PSDB): 2% 

Luiz Henrique Mandetta (DEM): 1%

 Rodrigo Pacheco (DEM): 1% 

Alessandro Vieira (Cidadania): 0% 

Simone Tebet (MDB): 0% 

Brancos e nulos: 9% Não souberam ou preferiram não responder: 5%.

Segundo o "Jornal Nacional", o Ipec ouviu 2.002 pessoas de 141 municípios. O levantamento foi feito entre os dias 16 e 20 de setembro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa dizer que os resultados da pesquisa têm 95% de chance de representar a realidade.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias