Sábado, 29 de Janeiro de 2022
25°

Pancada de chuva

Feira de Santana - BA

Saúde Conferência

Prefeitura realiza VII Conferência Municipal de Saúde

O evento foi realizado com limitação de público e foi transmitido também pelo YouTube

02/12/2021 às 14h01
Por: Redação
Compartilhe:
Prefeitura realiza VII Conferência Municipal de Saúde

Durante toda terça-feira, 30, a Prefeitura de Riachão do Jacuípe, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a VII Conferência Municipal de Saúde na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Com o tema "Reorganização da gestão para atenção à saúde: desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) durante e pós pandemia o evento contou ainda com três subtemas. O Eixo I - Saúde como direito; Eixo II - Consolidação do SUS e Eixo III - Financiamento do SUS.

O poder público foi representado pelo prefeito Carlos Matos e pelo vice-prefeito Felipe Sales; os secretários municipais Jane Paula (Saúde), Jacivan Moraes (Educação), Alessandra Oliveira (Assistência Social), Daniela Xavier (Fazenda), o Diretor do Hospital Municipal Esaú Silva. Além destes, a Major Maria Aparecida, a subsecretária de Saúde, Heloisa Guimarães e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, o médico Fábio Cruz, compuseram a mesa de abertura do evento.

"Cuidem das pessoas com amor. Peço isso a toda equipe da Saúde e que Deus nos dê sabedoria para que hoje, nesta conferência, vocês possam traçar as melhores propostas em prol de uma saúde melhor e para todos”, disse o prefeito.

A participação popular foi limitada por conta do último decreto do Governo do Estado em combate à Pandemia. No entanto, apresentando o cartão de vacina, em média 200 pessoas participaram da Conferência, que também foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Prefeitura de Riachão do Jacuípe.

Profissionais e agentes municipais de saúde e demais representantes da sociedade civil como, conselheiros de saúde, sindicatos e cidadãos eleitos delegados que representam a comunidade e que têm o poder de decisão através do voto também participaram ativamente.

“O espaço da Conferência se faz importante reafirmar a defesa dos princípios do SUS. Vivemos um momento muito difícil, que é a pandemia, mesmo diante de todos esses desafios, estamos aqui em busca de uma saúde integral e acessível a todos. O SUS foi fruto de uma luta dos trabalhadores e do povo brasileiro, muitas conquistas que temos foram adquiridas  espaços como esse ”, afirmou a secretária de Saúde Jane Paula.

A palestra com Miriam Caldas, assistente social, abriu oficialmente o evento. A especialista falou das dificuldades em gerir a Saúde, em especial, nos dias atuais.

"Não é fácil gerir uma Secretaria de Saúde e em dias de pandemia, mais ainda. Quero aqui parabenizar a gestão e toda a equipe pelo trabalho harmônico com o conselho de saúde local, assim como, pelos dados e números equilibrados sobre o setor epidemiológico do município", ressaltou a palestrante.

Após o almoço, a Conferência foi retomada para o debate das temáticas, que foram apresentadas na plenária final, em apreciação pelos delegados eleitos e delegados natos. 

"Precisamos utilizar bem este espaço que é a Conferência, para assim, fazermos uma saúde cada vez melhor. Considero a Saúde atual de nosso município bem conduzida, vamos melhorar ainda mais", disse João Batista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Riachão.

Após a apreciação das Moções a Conferência foi encerrada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias