Quarta, 18 de Maio de 2022
26°

Pancada de chuva

Feira de Santana - BA

Educação Recomendações

Escolas municipais vão seguir novas recomendações de isolamento do Ministério da Saúde

Unidades de ensino só devem suspender as atividades por completo em casos específicos

25/01/2022 às 08h03
Por: Redação
Compartilhe:
Escolas municipais vão seguir novas recomendações de isolamento do Ministério da Saúde
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Feira de Santana começou a adotar a partir desta segunda-feira, 24, as novas recomendações do Ministério da Saúde para o isolamento em casos diagnosticados da Covid-19. O período foi reduzido de dez para cinco ou sete dias caso não apresente mais sintomas respiratórios e febre.
 
Conforme identificação dos casos positivos em profissionais ou estudantes, os diagnosticados e sintomáticos devem isolar-se. No entanto, as escolas permanecerão em funcionamento. Seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e do órgão federal, as unidades escolares só devem suspender as atividades por completo em casos específicos, após avaliação da Seduc.
 
A recomendação leva em consideração quadros leves e moderados da doença. Após os primeiros sintomas, a pessoa deve isolar-se e fazer o teste para confirmar a doença. Somente quem apresentar sintomas e tiver contato com o positivado deve ser isolado/testado.
 
“Qualquer pessoa que tenha o resultado positivo para Covid-19 pode repetir em cinco dias o teste [RT-PCR ou teste rápido de antígeno], se estiver há 24 horas sem sintomas respiratórios, febre ou ter utilizado medicamentos antitérmicos. Nessa situação, pode sair do isolamento no sexto dia. Em casos de resultado positivo, o isolamento será mantido até o décimo dia”, explica o secretário de Saúde, Marcelo Britto.
 
Ainda, o secretário ressaltou que a pessoa assintomática, após sete dias completos de isolamento, pode sair da condição sem a necessidade de testagem. Caso chegue ao sétimo dia com indícios da doença, deve manter o isolamento até completar dez dias ou refazer obrigatoriamente o exame. Ao décimo dia, se estiver sem nenhum sintoma, está liberado para as atividades normalmente.
 
Caso os sintomas persistam após os dez dias, é recomendado a procura médica, pois o quadro pode ter se agravado. Essas recomendações são válidas para todos os casos positivos da doença.
 
MEDIDAS DE SEGURANÇA
 
Mesmo com a redução do período de isolamento e a ampla cobertura de vacinação, todos devem seguir rigorosamente as medidas de prevenção.
 
“A higienização das mãos e dos ambientes, utilização de máscaras e distanciamento social devem ser cuidados constantes. Tudo isso faz parte do nosso cotidiano, portanto as medidas sanitárias devem ser seguidas com afinco, independente dos indicadores da doença”, reforça a secretária de Educação, professora Anaci Paim.
 
A secretária ainda pediu atenção à comunidade escolar para todas as novas recomendações e período de isolamento.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Feira de Santana - BA
Feira de Santana - BA
Sobre o município Feira de Santana é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, Região Nordeste do país. É a cidade-sede da Região Metropolitana de Feira de Santana e encontra-se localizada no centro-norte baiano, a 108 quilômetros da capital estadual, com a qual se liga através da BR-324. Feira, como comumente é apelidada, é a segunda cidade mais populosa do estado e primeira cidade do interior nordestino em população, ou seja, é a maior cidade do interior das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste
Feira de Santana - BA Atualizado às 10h26 - Fonte: ClimaTempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 31°

Qui 30°C 18°C
Sex 27°C 18°C
Sáb 27°C 19°C
Dom 25°C 18°C
Seg 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias