Sexta, 24 de Junho de 2022
18°

Pancada de chuva

Feira de Santana - BA

Cidades Olhos da Água

Com grande destaque na zona rural, Conceição Borges recebe a Medalha Olhos daÁgua

A outorga da honraria ocorreu em sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Feira de Santana, atendendo a um requerimento do vereador Professor Ivamberg (PT).

19/04/2022 às 09h00
Por: Redação
Compartilhe:
Com grande destaque na zona rural, Conceição Borges recebe a Medalha Olhos daÁgua

Liderança comunitária no município e atual presidente do Sindicato  dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Maria Conceição Borges Ferreira, foi condecorada com a Medalha Olhos d'Água nesta segunda-feira (18). A outorga da honraria ocorreu em sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Feira de Santana, atendendo a um requerimento do vereador Professor Ivamberg (PT). 

 A Medalha Olhos d'Água é concedida a pessoas que se destacam pela atuação em prol da agricultura, meio ambiente, urbanismo, saúde e desporto. E é desta forma que Conceição Borges é vista pela comunidade e pelos parlamentares feirenses, que aprovaram a outorga desta honraria por unanimidade. Para Ivamberg, o reconhecimento é legítimo em virtude das lutas promovidas pela presidente do Sindicato, que possibilitaram  a “conquista de diversas políticas públicas para o meio rural”. 

 Nascida no Distrito de Tiquaruçu, zona rural de Feira de Santana, Conceição Borges se aproximou do movimento de mulheres e passou a assumir uma vaga como delegada do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, atuando nas comunidades de Entroncamento e Olhos D’água da Formiga. Desde então, dedicou-se a defender a classe trabalhadora do campo e da cidade em diversas organizações sociais. Dentre outras entidades que contribuiu, atuou como secretária de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) por oito anos e coordenadora do Colegiado Territorial Portal do Sertão (CODTER). Também foi diretora do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF).

 Com muito orgulho da sua trajetória, a homenageada reflete sobre todos os entraves que já venceu durante sua vida. Apesar das adversidades vivenciadas “por quem quer ser liderança”, ela afirma: “Não tenho vergonha de ser quem sou, do que eu faço ou deixo de fazer. Me orgulho de ser da roça, sertaneja e não faço o mínimo esforço de ser diferente”. 

 “É uma mulher que é referência de luta, de amor ao próximo, fidelidade ao povo brasileiro e é um exemplo. Uma alma nobre, sempre fazendo a luta e promovendo caminhos”, elogia o deputado federal Zé Neto (PT). “É um orgulho para nós”, acrescenta o presidente do Partido em Feira de Santana, o engenheiro civil Gerinaldo Costa. 

 A solenidade foi conduzida pelo vereador proponente do evento, Professor Ivamberg. Ele compôs a Mesa de Honra ao lado de Gerinaldo Costa; Zé Neto; dos vereadores Silvio Dias (PT) e Lú de Ronny (MDB); da coordenadora do MOC, Célia Firmo; coordenadora do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, Elisângela Araújo e da homenageada, Conceição Borges. O plenário e a galeria estavam repletos de representantes das comunidades rurais, produtores da agricultura familiar, autoridades, representantes de organizações sociais e de instituições de ensino, dentre eles, a Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Tatiana Velloso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Feira de Santana - BA
Feira de Santana - BA
Sobre o município Feira de Santana é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, Região Nordeste do país. É a cidade-sede da Região Metropolitana de Feira de Santana e encontra-se localizada no centro-norte baiano, a 108 quilômetros da capital estadual, com a qual se liga através da BR-324. Feira, como comumente é apelidada, é a segunda cidade mais populosa do estado e primeira cidade do interior nordestino em população, ou seja, é a maior cidade do interior das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste
Feira de Santana - BA Atualizado às 21h51 - Fonte: ClimaTempo
18°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 29°

Sáb 29°C 17°C
Dom 28°C 17°C
Seg 26°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias