GOVERNO DO ESTADO OBRA POR TODA BAHIA
Locação de veículos

Alugar um carro pode ser mais viável do que comprar, avalia economista

E se você gosta de ter sempre um carro novo, a cada dois anos pode fazer a troca

22/01/2020 09h18
Por: Redação

Essa é uma das principais dúvidas de quem quer um carro novo: vale à pena comprar ou alugar um carro? As pessoas estão fazendo as contas, colocando tudo no papel, a fim de ver realmente o que compensa mais. E você, está também com essa dúvida?

O resultado vai depender muito de pessoa para pessoa, as necessidades, para que usa o carro e muito mais. Veja os prós e contras de cada um e, no final, avalie e escolha o que é melhor para o seu caso.

Em primeiro lugar, para saber o que é mais vantajoso para você, se é ou alugar um carro, é fundamental entender qual é a utilidade do carro, com que freqüência você usa, para que usa, entre outras coisas. Abaixo listaremos quais são todos os custos envolvidos na hipótese de você ter seu próprio carro e comparar com o aluguel.

A empresa XP Locar disponibiliza veículos novos e com valores bastante atraentes para locação, pensando principalmente nos profissionais que desejam trabalhar como motorista de aplicativos.

Existem muitos fatores a serem avaliados com a compra de um carro, que precisam ser levados em conta:

IPVA;

Seguro;

Gasto com combustível (qual a quilometragem usada);

Custo com estacionamento;

Despesas com manutenções periódicas;

Troca de pneus;

Valor de financiamento, no caso não estar quitado.

Você também pode incluir na listas acima, possíveis multas, além da própria depreciação do valor do carro. Então, com base nos fatores acima, faça um cálculo de qual seria o seu gasto anual.

Existem inúmeras locadoras que disponibilizam vários modelos de carros, mas o que mais se deve levar em conta é o quesito quilometragem, que pode ser:

Quilometragem livre: é pago um valor fixo por dia, independentemente da quilometragem.

Quilometragem controlada: apesar de a diária ser menor, vai ter que pagar por cada quilômetro rodado que ultrapassar o limite contratado.

É importante saber quais são as tarifas cobradas e colocar tudo no papel. Vale lembrar que algumas locadoras estão disponibilizando o aluguel de carro em longo prazo, onde a mensalidade inclui licenciamento, IPVA, revisões e seguro, não havendo gastos com manutenção.

Esse tipo de aluguel é chamado de leasing operacional. E se você gosta de ter sempre um carro novo, a cada dois anos pode fazer a troca. A melhor opção deve ser a que combina mais com o consumidor.

Um outro grande negócio do momento é a locação de veículos para trabalhar com aplicativos que tem movimentado bastante a economia informal, pois com o grande número de desempregados no Brasil, fez com que uma das principais fonte de renda tenha sido a migração de diversos profissionais dos mais distintas áreas para trabalhar como motorista de aplicativos.

A locação de veículo facilita para o profissional que não tem como adquirir um carro financiado ou até mesmo a vista, a possibilidade de locar um carro pagando pequenos valores semanais ou mensais.

  

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários