domingo , novembro 17 2019
Home / Destaque / Os benefícios e riscos dos suplementos alimentares

Os benefícios e riscos dos suplementos alimentares

Iomara Isidorio Cavalcante, nutricionista do Hospital Albert Sabin, fala sobre os suplementos alimentares e dá dicas importantes sobre sua utilização.

Foto: Divulgação

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. Muito comum entre praticantes de atividades físicas, principalmente no fisiculturismo, o uso indiscriminado desses suplementos pode trazer sérios danos à saúde.  Efeitos adversos do uso de suplementos podem surgir de diversos fatores, incluindo a segurança, a composição do produto e padrões inadequados de uso pelos consumidores. “A mistura indiscriminada e o consumo de muitos produtos sem considerar as doses totais de alguns ingredientes ou interações problemáticas entre os compostos podem acarretar diversos problemas para a saúde. Mesmo produtos mais simples, ditos “inofensivos”, podem ter efeitos colaterais negativos, especialmente quando usado fora do protocolo ideal.  Por exemplo, suplementação de ferro, naqueles com ingestão adequada do mineral, pode resultar em efeitos colaterais que vão desde vômitos, diarreia e dor abdominal até doenças graves como hemocromatose e insuficiência hepática” adverte Iomara Isidorio Cavalcante, nutricionista do Hospital Albert Sabin (HAS).Contudo, quando utilizados de forma correta, acompanhado sempre de um profissional de nutrição, os suplementos alimentares podem trazer diversos benefícios, pois, desempenham papel importante na performance de atletas profissionais ou amadores, podem ajudar no emagrecimento e repõe deficiências nutricionais. Quando há um plano de nutrição adequada para cada objetivo, com produtos que incluem micronutrientes, alimentos esportivos, suplementos de desempenho e suplementos de saúde, os benefícios alcançados são inúmeros. “Alguns produtos ajudam o atleta a cumprir as metas de nutrição esportiva e melhoram sua eficiência, mantendo-o saudável e livre de lesões. No entanto, é preciso conhecimento especializado para identificar quais produtos são adequados, como integrá-los ao plano de nutrição e como garantir que quaisquer benefícios superem os possíveis efeitos colaterais”, explica Iomara. Vale lembrar que os suplementos nutricionais não servem para substituir uma refeição, eles devem ser utilizados como recurso para complementá-la. Dessa forma, são úteis para pessoas que não conseguem somente com os alimentos suprir as calorias nutricionais necessárias para o funcionamento adequado do organismo ou para compensar os gastos energéticos decorrentes de treinamentos físicos de alto rendimento.“Por regra, nunca utilize suplementos alimentares sem orientação profissional. Procure sempre um nutricionista, pois, somente ele, de acordo com as necessidades individuais do paciente, poderá definir qual a melhor estratégia nutricional”, finaliza a especialista do HAS. 

Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.

Com 40 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.

O  Hospital Albert Sabin foi totalmente reformulado, e conta agora com uma infraestrutura completa, com a maior comodidade possível, fator que ajuda amenizar as patologias, pois o bem-estar dos pacientes é fundamental para o sucesso de cada tratamento.

Hoje, totalmente humanizada, a UTI conta com 18 leitos, sendo 2 de isolamento (1 com pressão positiva e outro com pressão negativa), capaz de atender qualquer tipo de patologia com segurança. Além da UTI, o HAS está finalizando a revitalização da fachada, que será totalmente acessível a deficientes físicos e visuais, incluindo piso tátil e rampas para o acesso a cadeirantes. 

Com excelência de atendimento e Certificado Nacional de qualidade, o HAS oferece também total segurança em seu Centro Cirúrgico, que dispõe de avançados recursos tecnológicos, com instalações completas. Realiza exames laboratoriais de imagens e cardiológicos, conta com equipe de nutricionistas, atendimento 24 horas em diversas especialidades médicas, incluso suporte fisioterapêutico.

Entre os serviços de diagnose e terapia, o hospital –  novamente com o que há de mais moderno em equipamentos e com extrema qualidade profissional – oferece Exames Laboratoriais, Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Ressonância Magnética/Angiorressonância, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia e Ultrassonografia.

Concluindo sua estrutura, o Hospital Albert Sabin ainda dispõe de amplo Pronto Atendimento clínico e ortopédico, Internações eletivas e de urgência, e cirurgias nas mais diversas especialidades. Tudo com a busca incessante da satisfação total de todos os usuários, sejam pacientes, médicos ou visitantes.