sábado , setembro 21 2019
Home / Cultura e Artes / Parque do Saber expõe obras de artista português

Parque do Saber expõe obras de artista português

O Museu Parque do Saber abre suas portas para a exposição do artista português, Mário Grangeon Carcomo Lobo, popularmente conhecido como ‘Kokife’. A mostra que recebe o mesmo nome do artista: “Kokife: objetos e coleções – da concepção à criação do artista” é composta por trabalhos autorais. A exposição segue até o dia 1º de setembro. A entrada é gratuita.

A mostra apresenta 50 peças, incluindo objetos com a temática sacra, pintados com a arte da pirogravura, uma técnica que utiliza o fogo e projeta um desenho em couro ou madeira. Com um estilo autônomo e orgânico, sem usar elementos tecnológicos, KaKife se vale de uma arte tão antiga quanto o domínio do fogo e dos metais pela humanidade.

Seu diferencial no segmento são os pigmentos coloridos, incomum nesse tipo de arte, que dão um tom específico nas telas. Mário Lobo conta que sua técnica busca a sustentabilidade, quando reaproveita diversos materiais durante a produção.

É o que acontece com os móveis, tão bem ilustrados e adornados, por vezes enriquecidos com detalhes dourados, assim como nas caixas, bolsas, bandejas, quadros e todas as peças que o artista produz. Segundo Kokife, a proposta da exposição é valorizar a diversidade cultural do estado e do país, através de um acervo diversificado e extremamente rico tanto no valor cultural, quanto no valor histórico de suas peças.