segunda-feira , outubro 21 2019
Home / Curiosidades / Pesticida que causa diminuição do pênis é produzido em larga escala no Brasil

Pesticida que causa diminuição do pênis é produzido em larga escala no Brasil

O Brasil é hoje um dos grandes produtores mundiais do agrotóxico sulfluramida e, segundo uma pesquisa italiana, o composto químico está ligado à diminuição do tamanho do pênis e a queda de fertilidade dos homens. As informações são do canal History Channel.

O pesticida é usado para o controle de formigas, e quando degradado, resulta na formação de PFOS (sulfonato de perfluorooctano), segundo o site do canal History Channel. O composto passou a ser restringido desde 2009 pelos 182 países que fazem parte da Convenção de Estocolmo, tratado internacional relativo a Poluentes Orgânicos Persistentes.

No estudo de pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, os jovens expostos a compostos perfluorados (PFC), tais como o PFOS, possuem pênis menores e mais finos do que a média. O PFOS e outros componentes do PCFs se ligam ao receptor da testosterona e bloqueiam sua ativação. Essas substâncias também comprometem a fertilidade e aumentam a presença de hormônios femininos em homens.

De acordo com o site History Play, a fabricação nacional de sulfuramida cresceu pelo fato do Brasil ser o único país da Convenção de Estocolmo com permissão para produzir a substância. Devido a uma brecha no tratado, o Brasil também consegue exportar o pesticida para outros países. Ambientalistas pressionam os advogados da Convenção para reverter esse quadro. Foram 487 toneladas de PFOS liberadas para o meio ambiente entre 2004 e 2015 pela produção brasileira.