sexta-feira , novembro 22 2019
Home / Cultura e Artes / Poesias negras e versos de amor são temas de livro lançado por jornalista

Poesias negras e versos de amor são temas de livro lançado por jornalista

O livro “Letras pretas, cores – poesia de luta e contos de amor” e a revista especializada em literatura “Omnira”, ambas publicações assinadas pelo jornalista e escritor soteropolitano Roberto Leal, foram lançados em Feira de Santana, neste sábado, 15, no MAP (Mercado de Arte Popular).

“São poesias negras de luta e muito amor”, afirmou o jornalista, que há alguns anos reside em Angola. “Na África, mesmo com toda riqueza e sofrimento, existem muito amor”. Os versos das poesias negras, diz, abordam questões sociais, de luta, miséria, fome e muita luta.

São 61 poesias de luta, mais quatro contos onde o amor é abordado, mais um relato de fato vivido pelo autor. No livro, que levou um ano para ser editado e que já foi lançado em Salvador, também consta um glossário com os significados de palavras africanas usadas nos textos.

Omnira, em ioruba, significa liberdade, reúne contos e poesias de vários autores, entre eles o rodelense João Bosco Soares dos Santos e Iolanda Lucas.

Para a escritora e professora Lélia Vítor Fernandes (foto), presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, que apoiou logisticamente o evento, o lançamento de um livro enriquece culturalmente e insere novos conhecimentos. “É importante sob todos os aspectos”.

Roberto Leal é correspondente da Academia de Letras e Artes. Os lançamentos contaram com o apoio da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Turismo.