segunda-feira , maio 27 2019
Home / Cidade / Por unanimidade, PT lança pré-candidatura de Zé Neto a prefeito de Feira

Por unanimidade, PT lança pré-candidatura de Zé Neto a prefeito de Feira

Na tarde desse sábado (13), a executiva, o diretório, a militância, filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT), se reuniram em Feira, com a presença do deputado federal Zé Neto, do deputado estadual Robinson Almeida e do vereador Alberto Nery, com o objetivo de estabelecer a tática eleitoral para 2020, com mais de 250 presentes, especialmente no tocante à composição da chapa de pré-candidatos a vereadores.

Nessa próxima eleição, o processo traz como inovação a impossibilidade de coligação para disputa do legislativo. Ou seja, a chapa proporcional não terá mais a possibilidade de composição com outros partidos como era no passado, onde vários partidos se reuniam em uma coligação que viabilizava a eleição de vereadores com a votação pouco expressiva, mas viáveis com a realização das coligações. Assim sendo, decidiu o Partido, por iniciar a montagem dos trabalhos para 2020, com a escolha de seu pré-candidato, anunciando que terá candidatura própria, podendo dialogar com outros partidos da base de governo, já que na majoritária é possível coligação.

Na opinião da direção e da militância, dessa forma será possível uma chapa muito mais ampliada e de qualidade para fazer a disputa para o legislativo feirense e para chegar à Prefeitura de Feira com uma candidatura estruturada, competitiva e que seja trabalhada com antecedência e planejamento.
Para o deputado federal Zé Neto, “o Partido vive um momento muito importante de unidade e maturidade. E no comando da presidenta Ivannide Santa Bárbara e da direção partidária, executiva e diretório, nós estamos conseguindo harmonizar interesses e focar em 2020, com uma disputa de projeto, e não só um momento de candidatura de prefeito e de vereadores.

Eu, como militante do PT, e soldado do projeto, farei o que for possível para justificar a confiança que o Partido está me dando nesse momento, ao lançar meu nome como pré-candidato, e farei o meu melhor para ajudar a construir, a partir de agora, uma Caravana por todo o município, principalmente nos distritos e nos bairros periféricos, estabelecendo também diálogos com setores produtivos e representantes dos trabalhadores, com o objetivo de apresentar para Feira de Santana, um projeto de cidade mais humanizada, com mais inclusão social, com mais políticas públicas e capaz de convencer a população que nós do Partido dos Trabalhadores podemos governar o município, ter vereadores e um gestor municipal eleitos representando os anseios da população com a dignidade que o povo merece. Só tenho a parabenizar a nossa direção partidária pela forma tranquila, serena e coerente com que tem conduzido os trabalhos partidários de nossa terra”.

 


De acordo com o deputado Robinson, “foram discutidas as estratégias restabelecendo a democracia, pois, só com ela, teremos condição de retomar o poder político. Temos que nos reconectar com o povo mais pobre e com a periferia, por isso esses encontros com a militância são essenciais. Precisamos de diálogo e precisamos do PT governando Feira!”.
A decisão de lançar a candidatura do Partido veio de uma proposta do vice-presidente Gerinaldo Costa, que foi acatada por unanimidade pela plenária, o que demonstra a unidade existente no Partido dos Trabalhadores em torno da disputa de 2020 e da defesa do projeto do PT, que passa pela luta contra a prisão ilegal do presidente Lula, contra a proposta da Reforma da Previdência e pela defesa do projeto comandado pelo governador Rui Costa na Bahia. Para a presidenta do Partido, Ivannide Santa Bárbara, “o fato de termos alinhado algumas posições, como o nome do companheiro Zé Neto como pré-candidato à Prefeitura de Feira, que hoje é o nome mais estruturado e com solidez no município, dá para a gente uma resposta aos que apostam nas nossas divergências, mostrando que temos sim um norte e um caminho definido para levarmos o nosso projeto com coerência e coesão”.

Por fim, o vereador Alberto Nery afirmou: “eu vim pensando em lançar a minha pré-candidatura a prefeito, mas ao ver que a candidatura de Zé Neto nasce do Partido e não do seu gabinete, o que é um passo de amadurecimento de Zé Neto e do Partido, acato a decisão aqui anunciada”.