quarta-feira , agosto 21 2019
Home / Destaque / Rui diz que Consórcio Nordeste vai cortar custos e buscar investidores

Rui diz que Consórcio Nordeste vai cortar custos e buscar investidores

Minutos antes de entrar na reunião do lançamento do Consórcio Nordeste, no Centro Administrativo, o governador Rui Costa (PT) falou sobre algumas ações da iniciativa que une os nove estados da região. De acordo com o petista, viagens, compras e solicitação de médicos estão nos planos dos gestores.

“Hoje vamos aprovar o planejamento estratégico do consórcio para os próximos 12 meses, além de submeter para aprovação a proposta de um programa de formação de médicos para ocupação de vagas não preenchidas depois da extinção do Mais Médicos”, contou Rui, na manhã desta segunda-feira (29).

Durante a coletiva, o governador ainda disse que os estados devem fazer compras coletivas. Para o petista, essa ação vai fazer com que a região economize recursos.

“Devemos relacionar itens da área de saúde e educação para que possamos fazer compras conjuntas nos noves estados. Faremos compras para uma escala de 45 milhões de habitantes. Isso deve fazer uma economia grande para os estados do Nordeste […] Nós temos otimismo. Vamos conseguir reduzir a despesa do estado e, com isso, vai sobrar recurso para ampliar a atenção básica à saúde”, afirmou.

Questionado sobre o objetivo do Consórcio Nordeste em relação ao Governo Federal, Rui declarou que o propósito da iniciativa é “ajudar o Brasil a crescer”.

“Essas ações são para alavancar a economia”, disse o governador.

Viagens

Uma das agendas que deve ser aprovada nesta segunda é a viagem dos governadores para países da Europa e da Ásia. Conforme Rui, o objetivo das viagens é “atrair investidores”.

“Vamos aprovar o calendário de uma agenda internacional. Nosso objetivo é visitar quatro países na Europa […] Nós também vamos para Ásia”, informou.