quarta-feira , agosto 21 2019
Home / Destaque / Semana de Aleitamento Materno do Hospital da Mulher será aberta oficialmente nesta 6ª

Semana de Aleitamento Materno do Hospital da Mulher será aberta oficialmente nesta 6ª

“Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”. Esse é o tema central do VI Encontro de Aleitamento Materno do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher (HIPS), que começa nesta sexta, 2.

A abertura oficial deste ano ocorre, às 8h, no auditório da Escola de Auxiliar e Técnico de Enfermagem de Feira de Santana (EAEFS) com a realização de um momento científico através de um ciclo de palestras que abordam o Aleitamento Materno junto ao público alvo composto de estudantes e profissionais da área de saúde.

A programação se estende até o dia 20 e integra as comemorações da 28ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), campanha organizada mundialmente pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action), entidade da rede global de indivíduos e organizações dedicados à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

O evento tem o apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLHs), Hospitais Amigos da Criança, sociedades de classe e ONGs.

O lançamento da SMAM no Hospital da Mulher é marcado pela entrega de brindes por técnicos da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) e do Banco de Leite Humano em homenagem ao primeiro e segundo recém-nascidos do dia na unidade hospitalar.

De iniciativa da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, atividades integradoras voltada às mães internas e à comunidade incluem ações de arrecadação de frascos de vidro com tampa plástica (maionese ou de café solúvel), atividades lúdicas com mães do Método Canguru, da Casa das Puérperas e do pré-natal de alto risco, além de projetos itinerantes e encontrinhos de Aleitamento Materno.

“Esse ano o mote da campanha é o fomento à proteção social parental equitativa em todas as suas formas de ajuda às mulheres para amamentarem de forma exitosa, explica a bióloga Camila Martins, coordenadora do BLH do Hospital da Mulher.

A SMAM 2019 tem nesta edição a proposta de empoderamento das mães e pais favorecendo a prática da amamentação, demonstrando a importância da igualdade de gênero no cuidado da criança e no estabelecimento da proteção social.

Segundo Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, a garantia da prática da amamentação impacta diretamente de forma positiva nos índices de prevalência de aleitamento materno seguindo recomendações do Ministério da Saúde.

“Todas as ações visam conscientizar a população acerca da importância do aleitamento e a equipe da Prefeitura nesta área pretende dirimir dúvidas quanto ao manejo da lactação para que as mães não tenham problemas com a amamentação”.

Confira a programação:

Dia 1º: 10h, entrega de brindes nas enfermarias do HIPS

Dia 2: 8h, evento científico sobre Aleitamento Materno – ciclo de palestras na EAEFS

Dia 3: 10h, realização do mamaço para arrecadar frascos de armazenamento de leite humano.

Dia 5: 14h, atividade lúdica com mães do Método Canguru

Dia 7: 9h, projeto itinerante: falando sobre aleitamento materno.

Dia 8: 14h, atividades lúdicas com mães da Casa das Puérperas.

Dia 16: encontinho de Aleitamento Materno de Feira de Santana

Dia 20: 7h30, Atividades com mães do pré-natal de alto risco do HIPS.