domingo , junho 16 2019
Home / Destaque / Veja 9 dicas para reduzir gastos com energia na sua empresa

Veja 9 dicas para reduzir gastos com energia na sua empresa

A economia de energia é muito mais do que questão de lucratividade, é questão de consciência. Por isso, neste artigo você vai conhecer dicas altamente eficazes para diminuir, de uma vez por todas, o valor da conta de luz da sua empresa.

Pegue caneta e papel para anotar todas elas e comece a colocar em prática agora mesmo.

1. Substitua todas as suas lâmpadas por lâmpadas de led

Essa dica pode até parecer batida, mas nunca é demais reforçar, especialmente para as empresas mais antigas que ainda usam lâmpadas incandescentes. Você sabia que desde o dia 30 de Junho de 2016 esse tipo de lâmpada teve a venda proibida?

 

As lâmpadas incandescentes são vendidas desde o século XIX e ao menos até a sua proibição, há quase 3 anos, ela representava grande importância quando o assunto era iluminação.

 

No entanto, sua ineficiência energética foi mais do que suficiente para tirá-la de jogo. Elas gastam mais energia, iluminam menos e possuem durabilidade mais de 10 vezes menor do que uma lâmpada de led. Enquanto a incandescente dura, em média, 1 ano, a lâmpada de led pode iluminar por 15 anos.

 

E isso não é tudo. Ao comparar a economia dos dois modelos, a lâmpada de LED, chega a gerar 85% de economia. Precisa de mais motivos para substituir agora mesmo as lâmpadas da sua empresa?

 

As lâmpadas de LED podem ser encontradas no mercado por um preço que varia entre R$5,90 a R$19,90.

2. Valorize a luz natural

Bem-estar, qualidade de vida e produtividade são alguns dos benefícios desfrutados por trabalhadores que conseguem ter mais contato com a luz natural durante o expediente. A constatação foi trazida por um estudo das universidades norte-americanas Northwestern Medicine e Illinois.

 

Antes de chegar a essa conclusão foram analisados 49 trabalhadores no total. 27 Deles não tinham acesso a luz do dia em seus escritórios e 22 sim, por meio de janelas. Aqueles que têm contato diário com a iluminação natural dormem mais e tendem a praticar mais exercícios físicos.

 

Algumas dicas que podem ajudar você a deixar o ambiente de trabalho mais iluminado são:

 

  • Dentro do possível, abra a janela e também as persianas e cortinas. Nesses momentos, aproveite também para apagar as luzes. Perceba como o humor dos funcionários vai melhorar instantaneamente.

 

  • Evite deixar qualquer móvel ou objeto em frente a janela, de modo que atrapalhe a entrada do sol.

 

  • Aposte em divisórias de vidro no lugar das tradicionais divisórias de naval ou dê preferência aos modelos com janelas.

3. Evite pintar o espaço com cores escuras

Ainda falando sobre iluminação natural, evite pintar o escritório ou a área de trabalho com cores escuras. Dê preferência ao branco, bege claro e tons pastéis em geral. Além de serem mais agradáveis, essas cores favorecem a claridade.

 

  1. Sempre que possível aproveite a ventilação que vem de fora

O ar condicionado está entre os equipamentos que mais consome energia elétrica. É claro que ele é necessário, afinal, em uma sala abarrotada de computadores é quase impossível manter o conforto sem um equipamento destinado a refrigeração do ar.

 

No entanto, aproveite os horários em que o ar é refrescante, como na parte da manhã. Isso fará uma boa diferença na conta de luz no final do mês.

5. Faça a manutenção preventiva de equipamentos

Assim como manter o ar condicionado desligado enquanto houver ventilação natural é uma boa pedida, fazer a manutenção preventiva dele e de outros equipamentos também ajuda você a economizar energia.

 

Quando os filtros estão sujos, por exemplo, o ar condicionado gasta ainda mais energia. Isso porque a poeira acumulada atrapalha na circulação do ar e força mais o aparelho.

6. Mantenha limpos os pendentes, lustres e luminárias

Você já reparou que existem pequenos insetos que aparecem justamente quando as luzes acendem? Muitas vezes esses insetos acabam presos em pendentes e luminárias e morrem ali mesmo.

 

O problema é que eles se acumulam e interferem na iluminação. Por isso, é importante manter esses objetos sempre limpos.

7. Economize energia

Todos os funcionários devem estar empenhados em conseguir reduzir o consumo de energia, essa é a única forma de alcançar a economia esperada. Faça trabalhos de conscientização com todos e explique a importância da economia não só para a conta de luz.

 

Se necessário, para tornar tudo ainda mais divertido, crie uma campanha com premiações mensais aos funcionários mais conscientes do mês, espalhe cartazes pela empresa, distribua camisetas e por aí vai. Torne a experiência mais divertida!

8. Providencie manutenções preventivas também nas instalações elétricas

É importante se certificar que a instalação elétrica está em ordem a fim de evitar curtos circuitos e fugas de energia, provocadas por falhas no isolamento de circuitos.

 

Assim como acontece nos vazamentos de água, quando essas fugas acontecem você acaba pagando por algo que não está sendo utilizado.

9. Utilize gerador de energia

Outra dica que já está ajudando milhares de empresas e estabelecimentos comerciais a economizar energia, e que pode ajudar você também, é o uso do gerador de energia. O uso desse equipamento como fonte de energia pode ajudar a diminuir até 30% na conta de luz.

 

E o melhor: não é necessário comprar, basta alugar gerador de energia e a empresa responsável cuida de tudo. Economizar é mais fácil do que parece e você só sai ganhando.