A Rede Bahia enfrentou sérios constrangimentos durante a transmissão do debate entre os candidatos à prefeitura de Paulo Afonso transmitida pela afiliada TV São Francisco. A audiência no YouTube foi duramente criticada pelo modelo adotado, que não atendeu às expectativas dos telespectadores, media de acessos durante a transmissão era em torno de 300 pessoas.
Entre as falhas apontadas, a exclusão da única candidata mulher, em um grupo de seis candidatos, destacou problemas na organização do evento. A apresentadora justificou a exclusão com base em uma portaria que excluía candidatos sem representação mínima no Congresso. No entanto, a assessoria da candidata Onilde Carvalho (NOVO) argumentou que a portaria não proíbe a presença, mas apenas estabelece um critério opcional.
Compareceram ao debate:
Dr. Juliano Medeiros – REPUBLICANOS
Marconi Daniel – PT
Dudé da Vitran – REDE
Desconvidada:
Dra. Onilde Carvalho – NOVO
Faltou ao debate:
Mario Galinho – PSD
Marcondes Francisco - PP
Comerciantes locais também apontaram diversas falhas na produção do debate:
1. Localização do Debate: A decisão de não realizar o debate na cidade, obrigando os candidatos a se deslocarem, resultou na ausência dos dois principais candidatos.
2. Jornalistas de Outras Cidades: O uso de jornalistas de fora, com perguntas pouco relevantes para a população local, deixou de abordar temas cruciais como a CPI da Saúde, licitações fraudulentas e irregularidades judiciais. Suspensão e liminar da copa vela
3. Omissão da Equipe de Jornalismo: A equipe da TV São Francisco e da Rede Bahia não respondeu aos pedidos de comentário sobre o debate, feito por nossa reportagem durante as últimas semanas.
4. Desconhecimento da Realidade Local: Falta de conhecimento sobre a situação financeira do município, desemprego, saúde e educação.
Para os telespectadores, as mensagens negativas registradas indicam que a Rede Bahia e sua afiliada TV São Francisco precisam rever suas práticas jornalísticas. A audiência exige uma troca de empatia com os anseios da população, e não a imposição de um modelo padronizado para regiões com problemas distintos.
Juliano Medeiros e Marconi Daniel, relataram os problemas que vem afligindo a população ao longo dos anos, como saúde, transportes, desemprego, educação e falta de transparência da atual gestão.
O ponto alto do debate foi a proposta do candidato Dudé para a implementação de um metrô em Paulo Afonso, que gerou diversos memes nas redes sociais. Nossa reportagem procurou a assessoria de imprensa dos candidatos Mario Galinho (PSD) e Marcondes Francisco (PP)
Marcondes Francisco enviou nota:
“O candidato a prefeito Marcondes Francisco pediu desculpas por não ter participado do debate com a TV São Francisco, realizado na manhã desta sexta-feira (6). Ele explicou que, devido à 35ª edição da Copa Vela, a maior festa de rua da região, e aos recentes acontecimentos em que seu adversário tentou suspender o evento, foi necessário permanecer na cidade para garantir a realização da festa, que é importante para a economia local. Marcondes reconheceu a importância do debate para a democracia e o processo eleitoral, mas priorizou seu compromisso com Paulo Afonso e sua população”.
Mario Galinho:
Devido à extensa agenda de compromissos e à distância para deslocamento até Juazeiro-BA, ficou inviável a participação. Esperava-se que a equipe da TV São Francisco viesse à cidade de Paulo Afonso.
Mín. 19° Máx. 33°