O teste do pezinho é um exame obrigatório realizado em todos os recém-nascidos, normalmente a partir do 3º dia de vida até o 5ª, e que ajuda a diagnosticar algumas doenças genéticas e metabólicas. Neste mês é realizada a campanha Junho Lilás, que visa chamar a atenção para a importância do exame em recém-nascidos.
De acordo com a enfermeira Keccya Fonseca, sete doenças podem ser diagnosticadas por meio do teste do pezinho, a exemplo de doença falciforme e fibrose cística. A coleta do teste do pezinho acontece em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em maternidades cadastradas por todo o país.
Ela destaca que é importante respeitar o prazo correto para a realização do exame para garantir um diagnóstico fidedigno em tempo hábil. “Alguns problemas congênitos não apresentam sinais e sintomas ao longo dos primeiros 30 dias, atrapalhando a sua percepção imediata. Diante disto, identificá-los precocemente pode definir o prognóstico de forma positiva e salvar vidas”, afirmou Keccya, que é professora do curso de enfermagem da Estácio em Feira de Santana.
Obrigatoriedade do teste
A obrigatoriedade do Teste do Pezinho no Brasil foi estabelecida em 2001, com a criação do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Atualmente, o país é considerado referência mundial nesse tipo de rastreamento.
Conheça as doenças diagnosticadas no teste do pezinho:
Fenilcetonúria - defeito congênito que causa acúmulo do aminoácido fenilalanina no corpo;
Hipotireoidismo congênito - é quando a glândula tireoide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônio;
Doença falciforme e outras hemoglobinopatias - são doenças genéticas em que mutações na estrutura molecular das globinas podem acarretar modificações funcionais dessas moléculas;
Fibrose cística - doença hereditária com risco de vida que compromete os pulmões e o sistema digestório;
Hiperplasia adrenal congênita - grupo de doenças genéticas que limitam a produção de hormônios pelas glândulas adrenais;
Deficiência de biotinidase - doença metabólica hereditária na qual há um defeito no metabolismo da biotina;
Toxoplasmose congênita - infecção pelo parasita Toxoplasma gondii que ocorre quando uma mãe transmite o parasita para o feto durante a gestação.