A reprovação à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu para 40%, enquanto a aprovação oscilou para 28%, conforme revela uma nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (12). O resultado interrompe um movimento de recuperação da popularidade do petista e iguala o pior índice de avaliação positiva já registrado em seus três mandatos.
A leve deterioração dos indicadores coincide com o recente escândalo envolvendo fraudes no INSS, apontado como o principal desgaste político para o governo federal no período. No levantamento anterior, realizado em abril, a gestão de Lula era aprovada por 29% e reprovada por 38% dos brasileiros.
O percentual de entrevistados que considera o governo regular também apresentou uma pequena variação, passando de 32% para 31%. Apenas 1% dos ouvidos não soube avaliar.
A pesquisa também levantou a percepção sobre o trabalho pessoal do presidente. Neste quesito, 50% dos brasileiros disseram desaprovar o desempenho de Lula, um aumento de um ponto percentual desde abril. Em contrapartida, a aprovação ao seu trabalho recuou de 48% para 46%. De acordo com o instituto, o cenário é considerado de estabilidade, uma vez que as variações estão dentro da margem de erro.
Para realizar o levantamento, o Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 136 municípios do país entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.