A medicina está sempre em constante avanço e realizando pesquisas em busca de novas formas de tratar e curar todos os tipos de doenças, de modo que em um futuro próximo seja possível trabalhar com a cura em diversos âmbitos. Hoje trazemos uma lista com os 10 vírus mais perigosos e letais que existem na atualidade.
Alguns deles conhecemos muito bem, mas nunca é demais avaliar o que podemos fazer para nos protegermos dos 5 vírus mais perigosos do mundo.
Febre Hemorrágica Marburg - Este vírus causa uma febre hemorrágica muito grave, que produz uma taxa de mortalidade de até 88%. Acredita-se que o hospedeiro natural deste vírus é um morcego de fruta. Entre seres humanos é transmitido pelo contato sanguíneo, sexual ou outros fluídos corporais. A primeira vez que este vírus foi identificado foi em 1967, quando se produziram vários focos simultâneos na cidade alemã de Malburgo em Frankfurt e em Belgrado, Sérvia. Os sintomas observados são, no início, febre alta, fortes dores de cabeça e um constante mal-estar geral. Posteriormente surge diarreia, erupções cutâneas, assim como sangramento nas gengivas, vagina, nariz e vômitos em casos mais graves. Atualmente não há vacinas ou tratamentos específicos para lidar com este vírus.
Ebola - Infelizmente temos ouvido muito sobre este vírus. Foi identificado pela primeira vez em 1976, data em que faleceram 80% das pessoas afetadas. A doença começa com febre alta, dores, vômitos e diarreia. Depois aparecem as hemorragias graves, desidratação e, consequentemente, falência de múltiplos órgãos, levando o paciente à morte. Sem dúvida, o ebola é um dos vírus mais letais.
Febre Crimeia-Congo - Apenas alguns dias atrás, saltava a notícia do aparecimento deste vírus na Espanha. Esta condição é transmitida através de carrapatos e os sintomas dos pacientes guardam muita semelhança com os produzidos pelo Marburg e Ebola.
Herpes Zoster - A condição começa com coceira ou formigamento na face ou em algum lado do corpo. É comum confundi-lo com herpes comum, mas o zoster se espalha como uma erupção vermelha por toda a pele acompanhada de intensas dores. A próxima fase da doença passa por um aumento agudo dos sintomas que, às vezes, deriva em uma neuralgia pós-herpética. A pior parte disto é que os pacientes sofrem estas terríveis dores durante anos com diferentes intensidades. Embora seja uma doença pouco conhecido estima-se que pelo menos um de cada quatro pessoas sofrem em algum momento.
Febre Hemorrágica Argentina - Trata-se de uma febre hemorrágica argentina durante a qual os pacientes sofrem sépsis, hemorragias na pele e conjuntivite. A parte mais negativa deste vírus é que os sintomas não são exatamente iguais na maioria dos casos, por isso que, por vezes, não se reconhece o problema.
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 31°
Sol e ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Sol e Chuva