Quarta, 30 de Setembro de 2020 04:18
75 99157-0203
Saúde Consumo de água

Nutricionista lembra da importância do consumo de água no inverno

A água possui diversas funções importantes no corpo

03/08/2020 09h33
Por: Redação
Nutricionista lembra da importância do consumo de água no inverno

É consenso entre os estudiosos e a população sobre a importância da ingestão de água para a manutenção da saúde. O fato das pessoas estarem muito tempo em casa, por conta da pandemia do coronavírus, aliado as temperaturas do ambiente que tem diminuído, tem desencadeado um menor consumo de água também. Entretanto, a sensação de sede diminui, mas a importância do líquido para o organismo não.

A água possui diversas funções no corpo, e dentre elas se destacam: transporte de nutrientes, regulação da temperatura corporal e equilíbrio das reações que envolvem o metabolismo de micro e macronutrientes e melhora da função intestinal. Destaca-se que 60% do peso corporal é composto por água, isso porque inclui os fluidos corporais e sangue.

A nutricionista, bióloga e pesquisadora, Gabriella Behrmann afirma que vários estudos que relatam a importância da água para o organismo têm demonstrado que a quantidade de água presente nos alimentos e a água produzida pelo metabolismo, não são suficientes para suprir as necessidades diárias de água, o que significa que precisamos beber água.

Gabriella esclarece algumas dúvidas sobre o consumo de água. Confira:

Quanto beber de água?

“A quantidade de ingestão de água, por dia, varia de acordo com as condições do indivíduo, como a idade, a atividade física que desempenha, as condições climáticas de onde a pessoa mora e o gênero. Mulheres, por exemplo, durante o período menstrual, tendem a necessitar de uma quantidade hídrica maior do que os outros dias. Geralmente, o indivíduo saudável necessita de 30 a 40 mL de água para cada quilograma de peso do corpo. Pacientes com determinadas patologias deve ser avaliada de forma específica.”

E se a pessoa não bebe água suficiente?

“Quando ocorre isso, desenvolve um quadro que denominamos de desidratação, que significa uma diminuição de líquidos no corpo. O nosso mecanismo de defesa para isso é a sede. As populações em maior risco são os idosos, crianças, adolescentes, gestantes e mulheres amamentando. As consequências de uma desidratação variam de diminuição da urina a alterações neurológicas e cognitivas a diminuição. A pessoa desidratada podem ter alterações de humor, fadiga e déficit de atenção. No caso da diminuição da urina, é como se o corpo entendesse que está com pouco líquido e é preciso “economizar” para não liberar mais. Para avaliar se a pessoa está com desidratação é preciso que um profissional de saúde avalie sinais e sintomas.”

E se beber água demais?

“Tudo que é extremo para o corpo pode ser prejudicial, ou seja, nem tanto nem tão pouco. Mas intoxicação por água é raro, o que não significa que não pode ocorrer; o que para ocorrer, seria preciso uma ingestão rápida de grande quantidade de água acima da capacidade do rim filtrar, que é de 0,7 a 1L por dia.”

A nutricionista Gabriella Behrmann ainda destaca que durante os períodos mais frios, o nosso corpo tende a sentir menos sede, o que não significa que não precisa repor a água que está sendo utilizada. E para isso é preciso estar lembrando de beber água. Uma boa estratégia é deixar um copo ou garrafinha com água sempre visível nos lugares em casa que você mais costuma estar durante o dia; isso irá te ajudar a lembrar de beber água.

“Uma outra dica que indico e uso como estratégia nutricional para ajudar aos meus pacientes com a ingestão de água, é recomendar que comecem o dia bebendo água. Após horas de sono, o corpo está desidratado. E além disso, a água ao acordar funciona como limpeza do organismo, eliminando as toxinas produzidas durante a inércia noturna” conclui Behrmann.

*Gabriella Behrmann é nutricionista, bióloga, especialista em Gestão em Saúde, atende pacientes com doenças gastrointestinais em sua clínica particular, na cidade de Feira de Santana-BA.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 04h08 - Fonte: Climatempo
18°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 29°

18° Sensação
8.2 km/h Vento
94.3% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias