Domingo, 29 de Novembro de 2020 15:53
75 99157-0203
Política Bruno Reis

Bruno reis é eleito no primeiro turno em Salvador

Bruno disse que a capital baiana vai avançar nos próximos quatro anos.

16/11/2020 10h18
Por: Redação
Bruno reis é eleito no primeiro turno em Salvador

O atual vice-prefeito Bruno Reis (DEM) foi eleito, ontem, o novo prefeito de Salvador. Com 70% das urnas apuradas, o democrata soteropolitano teve 63% dos votos. Escolhido em janeiro deste ano pelo prefeito ACM Neto (DEM) para ser o seu candidato a sucessor, ele é 42º gestor soteropolitano do período republicano. Em entrevista coletiva, o prefeito eleito prometeu que a capital baiana vai avançar nos próximos quatro anos.

"Era visível nas ruas o desejo da continuidade, de ver a cidade seguir transformando, melhorando cada vez mais. A nossa vitória representa o reconhecimento da população ao sucesso desta gestão, que é a melhor do Brasil. Vocês sabem como estava Salvador há oito anos. Infelizmente, uma cidade com a autoestima lá no chão. O trabalho foi feito, e foi muito trabalho. (...) E nós hoje vivemos um outro momento. E olhe que não foi fácil chegar até aqui. Hoje, Salvador em diversas posições já ocupa o primeiro lugar seja na área social, na área da saúde, na educação, na gestão pública, vencendo o grande desafio do desemprego na nossa cidade. Mas temos consciência que há muito o que fazer. (...) Avançamos muito e podemos avançar ainda mais. Podemos realizar novos sonhos para essa cidade”, declarou Bruno Reis.

Candidata do PT à prefeitura de Salvador, a Major Denice Santiago teve 18% dos votos, com 70% das urnas apuradas. Cezar Leite (PRTB), que se autonomeou como o postulante que defendia as bandeiras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), aparecia com 5%. Em seguida, ficaram Pastor Sargento Isidório (Avante), com 5%, e Olívia Santana (PCdoB), com 4%. Ambos são da base do governador Rui Costa (PT). Depois Hilton Coelho (PSOL) com 1,5% dos sufrágios, Bacelar (Podemos) com 0,91% e Celsinho Cotrim (Pros) com 0,14%. Rodrigo Pereira (PCO) ficou em último lugar com 0,04%.

Com a vitória de Bruno Reis, ACM Neto quebrou um tabu de 32 anos. Desde 1988 um prefeito soteropolitano não elegia o seu sucessor na cidade. Naquela ocasião, o então prefeito Mário Kertész (MDB) apoiou o radialista Fernando José, que administraria Salvador até 1992. Com um governo mal avaliado, Fernando José não conseguiria fazer o sucessor. Os então prefeitos Antonio Imbassahy, Lídice da Mata e João Henrique também não teriam este êxito.

Natural de Juazeiro, no norte da Bahia, Bruno Reis é formado em Direito. Antes de vice-prefeito, foi assessor político do então deputado federal ACM Neto. Além disso, foi deputado estadual e assumiu duas secretarias nos governos de Neto: Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps atualmente é Sempre) e a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Para comemorar a vitória, Bruno, a vice-prefeita eleita Ana Paula Mattos (PDT) e Neto participaram de uma carreata neste domingo da Baixa do Fiscal até Paripe. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Feira de Santana - BA
Atualizado às 15h51 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

18° Sensação
27.3 km/h Vento
43.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Terça (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias