Sábado, 23 de Janeiro de 2021 21:52
75 99157-0203
Saúde Saúde

Conheça os tipos de câncer de pele e saiba como se prevenir

Existem 3 tipos mais comuns de câncer de pele.

27/11/2020 22h56
Por: Jornalismo
Conheça os tipos de câncer de pele e saiba como se prevenir

Neste sábado (28) é comemorado o Dia do Combate ao Câncer de Pele, uma importante data para lembrar a importância dos cuidados com a saúde da pele. A dermatologista Renata Dórea informa que existem tipos diferentes de câncer de pele, cada um se manifestando de uma forma. Mas segundo ela, de maneira geral suspeita-se de pequenas feridas que não cicatrizam, sinais que mudam de cor, crescem ou sangram, ou lesões avermelhadas persistentes.

Existem 3 tipos mais comuns de câncer de pele. O carcinoma basocelular, que surge em geral a partir dos 40 anos e se manifesta como carocinho brilhante que pode ferir. O carcinoma espinocelular, que é mais comum a partir dos 50-60 anos e aparece como uma lesão avermelhada ou mais grosseira. Ele pode surgir na boca ou em áreas cobertas. Por fim, existe o melanoma, de todos é o mais agressivo. Normalmente aparece na pele, unhas, palma das mãos, planta dos pés ou mucosas, como uma pinta escura irregular em crescimento lateral.

De acordo com a médica dermatologista, evitar exposição solar desprotegida entre 10-16h desde a infância, usar regularmente filtro solar e proteção física contra o sol (óculos escuros, chapéus e tecidos), além de não frequentar câmeras de bronzeamento ou exposição solar para bronzeamento, são medidas necessárias para a prevenção da doença. 

Ela lembra ainda que existem pessoas que fazem parte de grupo de risco. São elas: pessoas de pele clara, pessoas que se expuseram muito ao sol, pacientes tratados com imunossupressores, submetidos a radioterapia, queimaduras extensas e tabagistas.   

Tratamento

De acordo com Renata Dórea, a cirurgia é o padrão ouro no tratamento da doença. Ela afirma que na grande maioria das vezes ela leva a cura, sem necessidade de radioterapia ou quimioterapia. Porém casos de melanoma que são mais agressivos, com maior chance de metástase, podem exigir a necessidade de tratamentos mais complexos, além da cirurgia. 

Por esse motivo, a dermatologista destaca que é importante a visita regular ao médico para se chegar a um diagnóstico precoce.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 21h48 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

25° Sensação
13.4 km/h Vento
77.3% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva
Segunda (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias