Domingo, 17 de Janeiro de 2021 00:03
75 99157-0203
Saúde Eficácia

Tomar uma taça de vinho ao dia pode aumentar a eficácia de vacinas diz estudo

Para estudar o impacto do consumo de etanol sobre o sistema imunológico, os pesquisadores treinaram 12 macacos rhesus para consumir álcool por conta própria.

12/01/2021 15h47
Por: Redação
Tomar uma taça de vinho ao dia pode aumentar a eficácia de vacinas diz estudo

Há várias pesquisas que buscam mostrar a relação entre o vinho e o bem-estar, e as ligam a benefícios em diversas áreas da saúde, como sistemas cardiovascular, nervoso e imunológico. Algumas delas dizem que ao beber vinho podemos fortalecer a imunidade contra infecções, gripes e alergias.

Um estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade da Califórnia demonstrou que o consumo moderado de álcool pode impulsionar nosso sistema imunológico e ajudar a combater infecções. O álcool teria propriedades protetoras e aumentaria, por exemplo, a eficácia de vacinas quando consumido moderadamente.

Já sabíamos que pessoas que tomam uma taça de vinho por dia apresentam melhora na saúde e principalmente na função cardiovascular – disse Ilhem Messaoudi, professora de ciências biomédicas da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia. – Agora nós podemos adicionar o sistema imune a essa lista.

Para estudar o impacto do consumo de etanol sobre o sistema imunológico, os pesquisadores treinaram 12 macacos rhesus para consumir álcool por conta própria. Eles foram vacinados contra varíola e separados em dois grupos: um que podia acessar doses de 4% de etanol e outro que tinha disponível água com açúcar. Eles foram observados por nove meses.

Como os seres humanos, os macacos mostraram comportamento muito variável para consumo de álcool – afirmou Ilhem. – Alguns bebiam grandes volumes de etanol, enquanto outros eram moderados.

Antes de consumir álcool, os macacos apresentaram respostas semelhantes à vacinação. Sete meses depois de iniciado o teste, eles receberam nova dose da vacina. Os que haviam se excedido no consumo apresentaram uma resposta imune menor do que os que beberam água com açúcar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 23h43 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 29°

22° Sensação
16 km/h Vento
78.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol e Chuva
Terça (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias