Há várias pesquisas que buscam mostrar a relação entre o vinho e o bem-estar, e as ligam a benefícios em diversas áreas da saúde, como sistemas cardiovascular, nervoso e imunológico. Algumas delas dizem que ao beber vinho podemos fortalecer a imunidade contra infecções, gripes e alergias.
Um estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade da Califórnia demonstrou que o consumo moderado de álcool pode impulsionar nosso sistema imunológico e ajudar a combater infecções. O álcool teria propriedades protetoras e aumentaria, por exemplo, a eficácia de vacinas quando consumido moderadamente.
Já sabíamos que pessoas que tomam uma taça de vinho por dia apresentam melhora na saúde e principalmente na função cardiovascular – disse Ilhem Messaoudi, professora de ciências biomédicas da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia. – Agora nós podemos adicionar o sistema imune a essa lista.
Para estudar o impacto do consumo de etanol sobre o sistema imunológico, os pesquisadores treinaram 12 macacos rhesus para consumir álcool por conta própria. Eles foram vacinados contra varíola e separados em dois grupos: um que podia acessar doses de 4% de etanol e outro que tinha disponível água com açúcar. Eles foram observados por nove meses.
Como os seres humanos, os macacos mostraram comportamento muito variável para consumo de álcool – afirmou Ilhem. – Alguns bebiam grandes volumes de etanol, enquanto outros eram moderados.
Antes de consumir álcool, os macacos apresentaram respostas semelhantes à vacinação. Sete meses depois de iniciado o teste, eles receberam nova dose da vacina. Os que haviam se excedido no consumo apresentaram uma resposta imune menor do que os que beberam água com açúcar.
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
Sol e ChuvaMín. ° Máx. °