A sessão ocorrida na Câmara de Vereadores de Glória-BA, na última terça-feira (29), foi bastante tensa, com denúncias de cortes em verbas da saúde, atrasos de pagamento e gastos excessivos com festas.
O vereador Valério José, em seu discurso na tribuna, criticou a prefeitura por ter gastos excessivos nos festejos juninos, estimados por ele em mais de R$ 2 milhões. Ele alertou para os casos de saúde pública do município, quando a população carece de atendimento.
O presidente da Câmara de Vereadores, José Roberto, criticou o governo de Davi Cavalcanti sobre o corte de 30 litros de gasolina distribuídos a carros particulares dos vereadores para uso de transporte de pacientes em atendimentos em outras cidades. No entanto, ele desafiou o prefeito a cortar a distribuição a pessoas detentoras de veículos de luxo, como Hilux, S10 e jet ski.
O áudio do discurso de José Roberto circula nas redes sociais. Nele, ele diz: "O que foi dito ontem aqui Paulo Gomes em nosso gabinete, que aquela ajuda que nossa população tinha de 30 litros de gasolina pra ir fazer os exames em outras cidades, agora prefeito quero saber se vai cortar a farra de gasolina de Hillux de S10 com jet sky em cima sexta, sábado e domingo no posto de gasolina, aí eu quero saber se vai cortar, aí eu tiro o chapéu aí eu abaixo a cabeça".
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) já foi notificado sobre as denúncias e deve abrir um inquérito para apurar o caso.
Análise
As denúncias de irregularidades feitas pelo presidente da Câmara de Vereadores de Glória-BA são graves e podem ter consequências para o prefeito Davi Cavalcanti.
O corte de verbas da saúde é um problema que afeta diretamente a população, que pode ficar sem atendimento médico. Os atrasos de pagamento também são um problema, pois podem prejudicar o funcionamento de serviços públicos.
A distribuição irregular de gasolina é outra irregularidade que deve ser investigada pelo MP-BA. Se for comprovada, pode indicar que o prefeito está usando recursos públicos para fins pessoais. O áudio do discurso de José Roberto é contundente e pode pressionar o prefeito a tomar providências.
Atualizando a matéria ás 16.40hs
O Vereador Paulo Gomes, um dos poucos a retornar solicitação da imprensa, entrou em contato com nosso representante na região e esclareceu que os combustíveis liberados são utilizados no transporte de pacientes, quando a prefeitura esta inviabilizada de atendimento no transporte, que a fala do seu colega Jose Roberto não esta claro e deixa transparecer que seria utilizado pelos vereadores.